início do conteúdo

Alunos do IFMT - Campus Alta Floresta realizam visita técnica e aula de campo em Cuiabá e Chapada dos Guimarães

Publicado em: Campus Alta Floresta / 19 de Novembro de 2015 às 19:12

Os alunos do Curso Técnico em Administração Integrado ao ensino Médio e do Curso Técnico em Guia de Turismo Subsequente do IFMT – Campus Alta Floresta realizaram no último final de semana (13 e 14 de novembro de 2015) aula de campo e visita técnica nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Entre os locais visitados, destacam-se a Indústria de Refrigerantes “Marajá” em Várzea Grande e pontos referenciais, culturais e históricos de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Sob a orientação dos Professores Fabrício Rodrigues Del Giúdice Pereira (professor de Turismo), Joana Rodrigues Moreira Leite (professora de Língua Portuguesa e Inglesa), Julio César dos Santos (professor de História – Diretor do Campus) e Luiz Carlos dos Santos (professor de Administração e Coordenador do Curso de Administração), os alunos visitaram às instalações da indústria de refrigerantes “Marajá”. O projeto foi desenvolvido e executado pelo IFMT – Campus Alta Floresta com apoio irrestrito de todos os setores.

A visita oportunizou verificação in loco da aplicação das teorias ensinadas no curso de Administração, com um direcionamento multidisciplinar, especialmente focado na gestão de projeto que, segundo Maximiano (2010), a gestão de projeto é vista como um empreendimento ou um esforço planejado, que deve entregar um resultado singular; e todo bom projeto deve ser realizado por recursos organizados de forma também singular, dentro de restrições de prazo e custo, enfatizando o controle aos resultados propostos e alcançados.

A presente iniciativa, já agregada ao projeto pedagógico dos cursos do IFMT – Campus Alta Floresta, busca aproximar as teorias estudadas em sala de aula no ambiente escolar, das práticas administrativas e organizacionais, o que se apresenta de grande valia para todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem.

Após a visita técnica, os alunos conheceram as Instalações do Campus Bela Vista onde o professor Júlio fez um breve relato histórico do Campus e do IFMT, enfatizando a importância para o desenvolvimento educacional da Capital e do Estado. Ainda no dia 13 (sábado) os alunos visitaram a 31ª Bienal de Artes São Paulo Itinerante Cuiabá/MT e o Centro Geodésico da América do Sul, cuja determinação do local exato foi mais um trabalho do valoroso Marechal Cândido Rondon, a quem Mato Grosso deve suas mais precisas cartas geográficas. No dia 14, domingo, as atividades se iniciaram em uma visita na Igreja de São Benedito, seguindo para Chapada Aventura em Chapada dos Guimarães onde participaram de atividades de grupo, treinamento vivencial, ecoturismo e aventura. O retorno aconteceu no início da noite de domingo à Alta Floresta, com feedback positivo, gerando a certeza de objetivos alcançados.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT