início do conteúdo

Acadêmicos do curso de Bacharelado em Administração realizam aula de campo em área inundada por Usina Hidrelétrica

Publicado por: Campus Alta Floresta / 1 de Dezembro de 2016 às 11:11

Os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do IFMT – Campus Alta Floresta realizaram, no último final de semana (26 e 27 de novembro), aula de campo no município de Paranaíta. A aula aconteceu na Pousada Recanto da Natureza e contou com visitas em áreas de alagamento provocadas pelo represamento do Rio Teles Pires, resultante da obra de construção da Usina Hidrelétrica Teles Pires. Durante a programação do evento também foram realizadas apresentações dos trabalhos do programa de aprendizagem do segundo semestre/2016, programa que congrega todas as disciplinas do semestre objetivando que ao final os acadêmicos demonstrem mudança em seu pensamento crítico e estratégico, aprimorando suas habilidades no uso da linguagem técnica, passando por uma formação fundamentada no respeito à diversidade e à alteridade, sejam elas de quaisquer natureza.

Sob a orientação dos Professores Luiz Carlos dos Santos (professor de Teoria Geral da Administração – TGA II e Coordenador do Curso de Administração), Alessandro dos Santos Goes (professor de Matemática Financeira), Flávio Antônio Alves (professor de Metodologia Científica), Eveline de Magalhães Werner Rodrigues (professora de Introdução ao estudo do Direito) e Adriano Campos (professor de Informática), a visita oportunizou verificação in loco dos impactos ambientais causados pelo alagamento do rio Paranaíta, afluente do rio Teles Pires, aplicação de métodos de investigação e teorias ensinadas no curso de Administração com um direcionamento multidisciplinar, especialmente focado na identificação de impactos positivos e negativos em impreendimentos e o preparo para tomar decisões certas na hora certa, aproveitando oportunidades e amenizando as ameaças ambientais.

A presente iniciativa, já agregada ao projeto pedagógico dos cursos do Campus Alta Floresta, busca aproximar as teorias estudadas em sala de aula no ambiente escolar, das práticas administrativas e organizacionais, o que se apresenta de grande valia para todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem, principalmente na valoração do trabalho em grupo com enfase nas abordagens contemporâneas da Administração. Os acadêmicos participaram de atividades de grupo, treinamento vivencial, ecoturismo e aventura. O projeto foi desenvolvido e executado pelo IFMT – Campus Alta Floresta com apoio irrestrito de todos os setores.

Para o professor Luiz Carlos, a experiência teve um feedback positivo, gerando a certeza de objetivos alcançados.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT