Alunos do Campus Alta Floresta apresentam espetáculo teatral resultado de projeto de extensão

Publicado por: Campus Alta Floresta / 2 de Dezembro de 2016 às 14:05

No dia 26 de novembro de 2016, os alunos dos cursos técnicos em Administração e em Agropecuária (ambos integrados ao Ensino Médio), apresentaram o espetáculo teatral A CIDADE DOS SONHOS para familiares e comunidade do Campus e população em geral. Este trabalho é resultado da Oficina de Teatro realizada no IFMT – Campus Alta Floresta ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, sob a coordenação do professor Eduardo Machado e colaboração externa do Professor Gean Nunes (Colégio Alta Floresta e Teatro Experimental de Alta Floresta). A oficina, por sua vez, integra o projeto de extensão “Teatro e Raiz: memória, identidade e história de Alta Floresta em cena, aprovado no edital 56/2016 da PROEX/IFMT e desenvolvido em parceria com o Teatro Experimental de Alta Floresta - TEAF, grupo que desde 1988 desenvolve atividades culturais na cidade, como a manutenção do Espaço Cultural TEAF (local onde foi realizada a oficina), a realização do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, atividades formativas e montagens e circulação de espetáculos teatrais.

O Projeto Teatro e Raiz tem como objetivo investigar memórias dos primeiros habitantes da cidade de Alta Floresta e reelaborar artisticamente estes relatos e narrativas através dos elementos da linguagem das artes cênicas, dando um retorno à comunidade local com a apresentação de um espetáculo teatral fruto das descobertas. Assim, na oficina de teatro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história local, a partir das memórias de seus pais, avós e vizinhos, acerca da fundação da cidade, que tem apenas 40 anos. Elementos como migração do sul para Mato Grosso, garimpo, agricultura, entre outros, foram o ponto de partida para a elaboração de “A Cidade dos Sonhos”, que contou com 30 alunos em cena, além de mais 5 alunos envolvidos com parte técnica de operação de som, iluminação, recepção ao público e contra-regragem. Além disso, os alunos-atores formaram comissões que ficaram responsáveis pela pesquisa e organização do figurino, da maquiagem, da arte gráfica, entre outros elementos do espetáculo teatral.

O professor Eduardo avalia a experiência como muito positiva e tem pretensão de renovar o projeto da Oficina de Teatro para o próximo semestre letivo, “de forma que mais alunos tenham contato com as artes cênicas e, assim, desenvolvam as potencialidades expressivas, a comunicação, sociabilidade, cidadania e tantos outros benefícios proporcionados pela prática artística”.

Mais informações sobre o projeto em: www.facebook.com/ teatroeraiz