início do conteúdo

Alunos do Curso Técnico em Logística fazem visita técnica às empresas Atacado Machado e Luft Logistcs

Publicado por: Campus Alta Floresta / 16 de Dezembro de 2016 às 15:42

No último dia 02 dezembro, as turmas do Curso Técnico em Logística (Subsequente e PROEJA) participaram de uma visita técnica, sob a orientação dos professores Amanda Loiola, Ednei Almeida, Eveline Rodrigues e Luiz Carlos, às empresas Atacado Machado, em Colíder-MT, e na Luft Logistcs Agribusiness, em Sorriso-MT.

O Atacado Machado tem sua principal atividade econômica centrada no comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. Iniciou-se na década de 70, quando os irmãos Irineu Martins, Joaquim Martins Neto e João Carlos Martins, vieram para o norte de Mato Grosso e se estabeleceram na Gleba Cafezal, que anos mais tarde passou a se chamar Colíder. Os irmãos decidiram pela implantação de um comércio no ramo atacadista para fornecer produtos aos comerciantes dos municípios da região norte. O comércio varejista se expandiu, mas suplantou a ideia inicial do grupo que era a implantação do comércio atacadista, assim o projeto foi colocado na prática nascendo o Atacado Machado, Centro de Distribuição (CD), sendo assim referência na região de Mato Grosso e no Estado do Pará, gerando mais de 1000 empregos em seus vários departamentos, e continua crescendo a cada dia, o que mostra sua importância até mesmo no campo social, pois são várias famílias que dependem desta empresa.

Em Colíder a empresa atua desde 05 de outubro de 2000, onde o IFMT foi recepcionado pelo Gerente da empresa o Srº. Jhonata Tonon e pela Srª. Paula, psicóloga da empresa. Lá, o Atacado conta com 270 colaboradores que passam por frequentes treinamentos para aperfeiçoar o atendimento ao cliente, exigência da Diretoria cumprida à risca por todos. Tanto os diretores quanto funcionários participam de palestras, simpósios e demais eventos desta natureza sempre com objetivo de aprimorar os conhecimentos e atendimento ao cliente.

Os alunos do curso técnico conheceram diversos setores da empresa, além dos procedimentos de trabalho que, por sua vez, se dividem em várias etapas iniciando-se na sala de Tele-vendas/Faturação, onde são anotados e faturados os pedidos dos clientes (1ª etapa);passando pela chegada dos produtos, onde acontece o processo de separação da mercadoria, cada uma para o seu destino (2ª etapa); separação de mercadorias em Pallets (3ª etapa) e carregamento dos caminhões até a entrega aos clientes (4º etapa), no tempo certo e com a maior rapidez.

A empresa já tem 40 anos de experiência e a política de atendimento que deixa o mercado em vantagem é a agilidade nas entregas que acontece semanalmente. A empresa atribui o seu desenvolvimento no sistema de informatização dos equipamentos que facilitam nos pedidos e carregamentos, e com isso, conseguem atender mais clientes com eficiência e qualidade. A empresa tem como missão a satisfação dos clientes, que é a grande razão do negócio, com vistas sempre voltadas para o crescimento da empresa no sentido de acompanhar o desenvolvimento da cidade.

A segunda visita técnica foi na empresa filial Transportes Luft Ltda de nome fantasia, Luft Logistics Agribusiness, situada em Sorriso/MT. Lá os alunos foram recepcionados pelo Sr. Joel Batista, gerente geral, que reside em Cuiabá-MT e presta suporte para a contadora Daniela, que gerencia a empresa Luft de Sorriso-MT. A empresa foi fundada no dia 06 de fevereiro de 1975, em Santa Rosa - interior do Rio Grande do Sul, a partir do sonho de Raimundo Luft.

No dia 16 de junho de 2016, inaugurou uma das filiais em Sorriso/MT, onde reuniu autoridades, agricultores e empresários locais. O cantor Zezé Di Camargo é um dos parceiros da Luft e também participou da inauguração.

O gerente geral da Luft Agribusiness declarou que a escolha do investimento em Sorriso se deu pela localização geográfica privilegiada, qualidade logística da região, infraestrutura da cidade e, principalmente por ser o município de maior produção de soja do mundo e o objetivo com a filial, a terceira no estado, é aumentar a eficiência logística.

A safra da empresa começa antes do plantio, nos quais os produtos comercializados são empregados. Sua atividade principal é de Armazéns Gerais e a mesma é uma empresa de grande porte. Sua natureza jurídica é Sociedade Empresária Limitada, voltada para o transporte de produtos agrotóxicos de consumo de primeira necessidade, focada sempre no agronegócio.

O gerente mostrou aos futuros técnicos em Logística toda a infraestrutura do depósito organizada, organizado de forma excelente. A empresa tem 7.300 posições pallets e os produtos são separados conforme sua periculosidade. Foi mostrada a porta corta fogo, onde ficam armazenados os produtos inflamáveis. A Luft Agribusiness presta ainda serviços complementares, como a manipulação de defensivos agrícolas, colocação de etiquetas, rótulos e montagem de kits. Além disso, a empresa terceiriza hoje até a fabricação para seus clientes e faz a gestão operacional da Logística Reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas de todo o Brasil.

A Luft é composta pelas seguintes marcas: Luft Agribusiness, Luft Healthcare e Luft Solutions. A base da política de atendimento é, satisfazer as expectativas dos clientes através da excelência dos serviços prestados do comprometimento de todos os colaboradores e da melhoria contínua das atividades.

Em 2016 a Luft completou 41 anos de comprometimento, transparência e confiabilidade na prestação de serviços únicos e inovadores aos seus clientes. A incorporação de novos serviços e o desenvolvimento de soluções exclusivas faz da Luft a melhor escolha para Operações Logísticas no Brasil.

Os alunos perceberam no decorrer das visitas, que essas empresas se tornaram um polo de oportunidades, fortalecendo a iniciativa privada, gerando emprego e renda. Ficaram impressionados com a organização e a dedicação das referidas empresas em atender os clientes de diversas regiões do Brasil e fora dele, ambas têm o mesmo tempo de experiência no mercado.

Os alunos perceberam que a Logística está inserida em todos os segmentos do setor produtivo e vem ocupando um lugar de importância vital no crescimento das empresas, ficando cada vez mais evidente a necessidade de profissionais qualificados e com competências e conhecimentos para atuar tanto no contexto local, regional e internacional.

Para a professora Eveline Rodrigues, da disciplina Noções de Direito aplicadas à Logística, “a visita técnica realizada pelos discentes dos Cursos Técnicos em Logística foi uma experiência muito proveitosa sob vários aspectos: viabilizou o contato dos estudantes com aspectos práticos da área de atuação do curso, permitindo a visualização da aplicabilidade dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula; além disso, possibilitou um diálogo entre as disciplinas do semestre, o que contribui para que os discentes tenham a clareza de que o conhecimento é organizado em disciplinas para uma finalidade apenas didática, mas que ele (o conhecimento) é uno, havendo uma interação e complementação entre as várias disciplinas que compõem a matriz curricular, pois todas elas buscam, ao final, permitir que o profissional da logística tenha plenas condições de atuar no mercado de trabalho”.

A professora Amanda Loiola, da disciplina Sistemas de Informação aplicados à logística, acredita que “a visita técnica realizada foi de grande importância para os alunos do curso. Principalmente para a fixação dos conteúdos vistos em sala e também pela visão, destacada por eles, sobre o mercado destinado ao técnico de logística. Pois eles puderam perceber que realmente formam uma força de trabalho necessária para a região. Aconteceu um fato importante voltado especificamente para as alunas, pois visualizaram uma mulher exercendo um cargo importante na empresa, justamente na área de formação que elas pretendem se formar. Percebi um novo estímulo, por parte delas, em estudar e finalizar o curso. Diante disso, posso afirmar que a visita foi excelente para todos os envolvidos e ficou com gosto de 'quero mais'.”

As alunas Gerliane Morais, Lucenilda Medeiros e Rosiane Almeida da Silva concluem que “a visita técnica, foi de grande importância para formação de um profissional diferenciado, serviu para que estabelecêssemos uma relação dos conhecimentos adquiridos na teoria, com a realidade vivenciada no dia-a-dia de uma empresa, nos ajudou muito a entender na prática como funciona um pouco da Logística, e acreditamos que para alguns alunos, poderá futuramente abrir-se novos caminhos possibilitando uma nova perspectiva profissional. É imensurável o grau de relevância que visitas desta natureza nos proporcionam. Tivemos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos na prática. Aprendemos muito em todas as visitas realizadas. Esperamos contar com o apoio da instituição em outras oportunidades como esta, pois foi de suma importância para o aprendizado dos alunos do curso Técnico em Logística subsequente.”

(Esta matéria foi elaborada a partir do relatório das alunas Gerliane Morais, Lucenilda Medeiros e Rosiane Almeida da Silva, apresentado à professora Eveline Rodrigues).

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT