início do conteúdo

English Camp promove maratona de aprendizado no campus Alta Floresta

Publicado por: Reitoria / 12 de Dezembro de 2019 às 14:46

A segunda edição do English Camp, realizada no Campus Alta Floresta, nos dias 06 e 07 de dezembro, promoveu uma verdadeira maratona de Inglês, com aulões temáticos, que possibilitaram um aprendizado intensivo aos cerca de 350 participantes, alunos do 1°, 2° e 3° anos dos cursos Técnico em Administração e Agropecuária.

Um grupo de 12 professores do IFMT e da rede estadual se revezou em estações ministrando os conteúdos de forma lúdica e atrativa aos jovens, que, ao longo dos dois dias, passaram por todas as estações de ensino. Do IFMT, além do reitor, professor Willian Silva de Paula, Weslley Siqueira, do campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Renata Lopes, do campus Barra do Garças e João Felipe de Assis Freitas, do campus São Vicente integraram a maratona.

“Essa atividade pode-se dizer que foi uma espécie de adaptação do English Camp. Foi uma atividade interativa com participação massiva dos alunos. Aos moldes do English Camp inovamos trazendo uma roupagem nova, outra possibilidade de trabalho com o idioma. A todo momento abordamos conteúdos relacionados ao PPC de cada ano, focando as questões gramaticais e textuais. Mais uma vez contamos com parceiros que fortaleceram esse trabalho. Foi um aprendizado ímpar para os alunos e também para nós, professores, que nos preocupamos com a metodologia e a qualidade do ensino de uma língua estrangeira”, avaliou o reitor Willian.

O docente também lembrou o trabalho feito pelas equipes da PROEn, da DSRI e principalmente do Campus Alta Floresta, que não mediu esforços no intuito de garantir a qualidade e a aprendizagem dos alunos participantes.

Do Estado, uma parceria com a Seduc e o Cefapro oportunizou a participação dos professores da rede estadual lotados em Cuiabá, Itamar José Bresan, Adriano Barbosa de Oliveira, Domingos Pinto de França, e em Alta Floresta, Adilson Toledo Alves Ferreira, Eber Silva, Josiane Domeni Lima, Priscila Dayene Rezende Gobetti e Lawdneya Beatriz Brazoloto.

“Os dois dias de English Camp no Campus Alta Floresta foram ótimos. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de aulas de Língua Inglesa sobre diversos conteúdos do Ensino Médio e com diferentes professores, tanto da Rede Federal quanto da Rede Estadual. Aliás, essa parceria fez a diferença, pois a colaboração foi a palavra-chave para o sucesso do evento”, avaliou o professor João Felipe.

A experiência dos alunos - O jovem Silvanei João da Silva Filho, estudante do 2º ano de Administração, resumiu a experiência da maratona em uma frase. “Fiquei maravilhado com o que aconteceu nesses dois dias!” E explicou, detalhadamente, as razões para esse sentimento. “Nunca imaginei que surgiria em mim o interesse por um outro idioma. O ensino de Língua Estrangeira na rede pública é desvalorizado, tanto em relação à carga horária, que é muito curta, quanto à qualificação do profissional que vai ministrar as aulas. Mas aqui foi tudo muito diferente. A experiência dos professores, que exalaram conhecimento, a didática, o dinamismo e o carisma de cada um, usando aplicativo de celular, músicas, para ensinar e prender nossa atenção... foi muito bom. Estou muito feliz com tudo o que aprendi e espero que isso aconteça mais vezes”, relatou Silvanei.

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT