início do conteúdo

Equipe multiprofissional do Campus Alta Floresta promove ação referente ao "Setembro Amarelo"

Publicado por: Campus Alta Floresta / 17 de Outubro de 2018 às 11:19

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro a equipe multiprofissional do Setor de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Alta Floresta promoveu ação referente ao Setembro Amarelo, que marca a campanha nacional de prevenção ao suicídio.

O Brasil é o 8º país em números absolutos de suicídio no mundo e a cada 45 minutos uma pessoa tira sua própria vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais, entre eles a dependência de álcool e a depressão. A principal medida preventiva é a educação. A cada ano, a campanha cresce no Brasil e várias atividades estão sendo organizadas, como caminhadas, palestras preventivas, workshops para profissionais da área de saúde e diversos prédios públicos e pontos turísticos estão sendo iluminados com a cor amarela durante todo o mês de setembro.

Globalmente, o suicídio já representa a segunda principal causa de mortes de jovens entre 15 a 29 anos. E este público é mais suscetível ao alto consumo de álcool. Contudo, o cenário pode ser revertido. Daí a importância de falar e debater sobre o tema ser cada vez maior. Por esta razão, a equipe multiprofissional de assistência estudantil, através do médico psiquiatra Dr. Duarte Antônio de Paula Xavier Fernandes  Guerra, professor da UFMT - Sinop, oportunizou aos técnicos administrativos e professores uma capacitação a respeito do assunto, preparando os profissionais para lidarem com eventuais casos relacionados ao suicídio e, posteriormente aos discentes, palestra orientativa com o tema: "Saúde Mental". Os discentes puderam compreender melhor o assunto, aprenderam maneiras de prevenir, enfrentar e combater o problema.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT