Equipe multiprofissional do setor de Assistência Estudantil realiza intervenção referente à campanha “Dia Nacional do Trânsito – 25 de Setembro”

Publicado por: Campus Alta Floresta / 19 de Outubro de 2018 às 09:31

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997, que ocorre anualmente entre 18 a 25 de setembro. O principal objetivo é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo motorista e pedestre deve ter no trânsito. Um tema específico é debatido ao longo da Semana pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), esse ano de 2018 foi escolhido “NÓS SOMOS O TRÂNSITO”.

No Brasil, há um grande índice de acidentes de trânsito, sendo uma das principais causas de óbito, representando um grave problema de saúde pública, não só pelas perdas de vida e pelas sequelas resultantes, mas, também, pelos seus custos diretos e indiretos, que causam um importante peso para a sociedade.

A instituição de ensino tem a preocupação com os adolescentes, afinal é uma fase de constante desenvolvimento biológico, psicológico e social. Nesse período, o adolescente possui muitas dúvidas, além de sofrer forte influência para o consumo de bebidas alcoólicas, pelo apelo da mídia em favor do consumo destas bebidas, ou também pela influência direta da família ou de grupos de amigos. Visando que a família exerce grande influência nos adolescentes, é no ambiente familiar que o adolescente vai ser caracterizado, conhecendo o caminho que deverá seguir, seja correto ou não. Daí a importância do estabelecimento de programas educacionais destinados tanto para os adolescentes quanto para seus pais ou responsáveis, visando à conscientização e aos esclarecimentos necessários sobre os efeitos nocivos que o consumo de bebidas alcoólicas e direção podem causar.

Especificamente no IFMT – Campus Alta Floresta, durante os períodos letivos de 2015 a 2018, vivenciou-se situações de condução de veículos por alunos menores de idade, acidentes de moto, entre outros, os quais despertaram a equipe do Setor de Assistência Estudantil para a necessidade de ações socioeducativas voltadas a estimular pais e alunos à reflexão sobre a questão, com vistas a prevenir acidentes no trânsito, bem como evitar a condução de veículos em desacordo com a lei.

Assim, com a aproximação do Dia Nacional do Trânsito – 25 de setembro, tornou-se oportuno a execução deste projeto, tanto para atender a demanda citada quando a um dos objetivos do IFMT, que é a formação para a vida e para o trabalho, de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

O projeto, elaborado pela equipe multiprofissional do setor de Assistência Estudantil, visou conscientizar sobre as responsabilidades de motoristas e pedestres para o trânsito seguro, sensibilizar os pais, responsáveis e alunos quanto à prática da condução ilegal, estimular atitudes que contribuam na prevenção de acidentes no trânsito, bem como despertar para as consequências negativas quanto a comportamentos irresponsáveis de motoristas e pedestres no trânsito e refletir sobre a cidadania no trânsito.

No rol de entrada do Campus, além de cartazes instrutivos e de campanhas referentes ao tema, foram expostas motos e veículo envolvidos em acidentes resultantes de óbitos em Alta Floresta e notícias de outros acidentes ocorridos pela região.