início do conteúdo

IFMT Campus Alta Floresta inicia a produção de Álcool 70%: Trabalho em Equipe e Solidariedade vencendo barreiras

Publicado por: Reitoria / 6 de Abril de 2020 às 09:30

O IFMT – Campus Alta Floresta iniciou na última sexta-feira, dia 03 de abril, a produção de álcool 70% (líquido e gel) para disponibilizar aos hospitais públicos, comunidades carentes e sociedade com vistas a prevenção à COVID-19 (novo coronavírus). Este projeto está sendo desenvolvido pelo IFMT, com apoio dos seguintes parceiros: UNEMAT, SECITEC, PAMPAS – Cervejaria de Alta Floresta, Prefeitura Municipal de Paranaíta, SETEC/MEC, PROAD/IFMT e IFMT - Campus Rondonópolis.

A realização desta ação só foi possível pelo compromisso e responsabilidade social de todas as organizações envolvidas. O Hospital Regional de Alta Floresta também é um parceiro deste projeto, sendo que realizou a doação de galões para o armazenado do álcool produzido. Também são apoiadores deste projeto, a Amazônia Extintores e Carlinhos parafusos, que realizaram a doação de mangueiras, registros e braçadeiras.

Com investimentos próximos a R$ 175.000,00 (cento e setenta e cinco mil reais), o IFMT Campus Alta Floresta se propôs a produzir álcool 70% (líquido e gel) para viabilizar o acesso a uma parcela maior da população à itens de higienização como os recomendados, principalmente, aos hospitais públicos e postos de saúde que tanto necessitam deste produto, conforme Ministério da Saúde.

Nestes valores, além da aquisição de matéria prima para a produção, serão adquiridos equipamentos (máquinas) necessárias para o processamento deste material. Este recurso foi adquirido através de projeto desenvolvido pela equipe técnica e apresentado a SETEC/MEC. São parceiros deste projeto o IFMT Campus Rondonópolis e a Pró-Reitoria de Administração (PROAD).

Para o diretor-geral do Campus Alta Floresta, professor Dr. Júlio Cesar dos Santos, “este projeto só foi possível de ser realizado pela excelente equipe de profissionais que temos no campus, pelos parceiros que aceitaram participar e, pela corrente de solidariedade de todas pessoas.

“A nossa instituição está junto na luta contra o COVID-19, valorizando os hospitais, postos de saúde e comunidades carentes”, destacou professor Júlio Santos.

A equipe técnica do Campus Alta Floresta é formada pelos professores de Química: Dra. Tais da Silva Rosa, Dra. Gracy Kelly Faria de Oliveira e mestre Felipe Boz Santos, e pela técnica de laboratório, Letícia Barboza de Oliveira.

A realização do projeto possibilitará a produção de 10.000 litros de álcool 70%. A produção atenderá a demanda crescente do produto e sua falta no mercado, sendo disponibilizado as repartições públicas de saúde das regiões próximas e distribuído à população carente conforme necessidade apresentada.

“A produção de 10 mil litros de álcool gel 70% (sendo líquido e gel) atenderá a demanda da nossa região (dos hospitais e população carente), mas isso somente é possível pela parceria desenvolvida com UNEMAT, SECITEC, PAMPAS e Prefeitura de Paranaíta”, completou Marcos Peixoto, responsável pela relação institucional deste projeto.

Para a coordenadora, professora Dra. Tais Rosa, “a produção deste material contribuirá para a prevenção desta doença em Alta Floresta e região. Somos gratos aos parceiros desta empreitada, isso mostra o sentimento de solidariedade e compromisso com a sociedade que estamos inseridos”, frisou a coordenadora.

A Direção Geral do Campus Alta Floreta destaca que o campus está com suas atividades ao público suspensas. Contudo, todos os servidores estão trabalhando remotamente. Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: gabinete@alf.ifmt.edu.br

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT