III Mostra de Foguetes do IFMT Campus Alta Floresta

Publicado por: Campus Alta Floresta / 23 de Maio de 2017 às 15:53

O Instituto Federal de Mato Grosso IFMT – Campus Alta Floresta realizou no dia 12 de maio de 2017 a III Mostra de Foguetes, etapa classificatória para a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes). A Mostra, que teve sua primeira edição no ano de 2015, contou este ano com a participação de aproximadamente 350 alunos dos Cursos Técnico em Administração e Técnico em Agropecuária Integrados ao Nível Médio divididos em 137 equipes. O evento ainda contou com o apoio e colaboração dos servidores além de ter sido prestigiado por pais, amigos e familiares dos estudantes.

Ao longo do evento foram realizados mais de 260 lançamentos de foguetes construídos com garrafa PET de 500ml a 2L dos mais variados modelos abastecidos com mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. O maior alcance foi de 169m, com o foguete da equipe AVUANO, do curso Técnico em Administração do Centro de Referência de Paranaíta, composta pelos discentes Ricardo Ansolin Martins da Silva, Ana Vitória Dubiani Resende e Estéfane Regina Konrath, no 2° Lugar ficou a equipe “Star Boy” seguido pela equipe “Tomahawk” que ficou em 3° Lugar. Apesar do recorde de 185,5m da mostra de 2016 não ter sido batido, o resultado da mostra deste ano foi considerada satisfatória, tanto pela excelente marca alcançada de 169m, quanto pela grande quantidade de equipes que ultrapassaram a marca dos 100m.

As equipes que ultrapassaram a marca de 120m produzirão relatórios que junto ao registro fotográfico e vídeos dos seus lançamentos serão enviados à Comissão Nacional da MOBFOG, com o objetivo de participar da X Jornada de Foguetes que acontecerá no segundo semestre deste ano na  Barra do Pirai – RJ. O local é escolhido pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e AEB (Agencia Espacial Brasileira) pelo isolamento do local.

A realização deste evento é de grande relevância nos processos de ensino aprendizagem. O aluno é incentivado desde a primeira oficina, onde aprende a construção do modelo mais simples do foguete de PET, a estudar os conceitos científicos além de promover o desenvolvimento tecnológico e o trabalho em equipe, tudo com o intuito de melhorar seus protótipos para obter os maiores alcances possíveis. O envolvimento dos pais é crucial para a motivação dos alunos em todas as etapas, e o resultado alcançado por todas as equipes servirá de referência para os próximos anos.