NUMDI debate plano de trabalho em primeira reunião de 2020

Publicado por: Reitoria / 11 de Fevereiro de 2020 às 18:37

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira, Maria Dimpina (NEABI/NUMDI) realizou, na sexta-feira (07), no auditório da reitoria, sua primeira reunião do ano, para apresentação e aprovação do plano de trabalho para 2020. A reunião, feita por vídeo conferência, foi presidida pela professora Maristela Abadia Guimarães e contou com a participação presencial e a distância dos membros do núcleo.

Entre as ações aprovadas estão a realização de quatro reuniões ao longo do ano; a organização de cursos e eventos para o quilombo Teresa de Benguela, na comunidade Chumbo, localizada na região de Poconé; a publicação de casos de ensino do programa Teresa de Benguela; a realização de cursos Defensores e Defensorias Populares, em parceria com a Escola Superior de Defensoria Pública; a construção de projetos de ensino, pesquisa e extensão; e a participação do NUMDI no WorkIF, com um evento de atividades de mostra paralela.

As ações vem sendo pensadas desde 2017, quando o NUMDI iniciou os trabalhos na Reitoria por meio de uma coordenação colegiada, e se dirigem a todos os campi. Elas precisam ser voltadas às populações em estado de sócio vulnerabilidade racial e étnica. Hoje, o núcleo conta com cerca de 40 participantes, entre membros internos e externos.

“O objetivo [da primeira reunião] foi aprovar o plano, distribuir as ações entre os membros e dialogar no sentido de estabelecer as prioridades para este ano. A participação foi significativa, os resultados, ótimos e o plano de trabalho foi aprovado na íntegra. O que não estava no plano, e foi somado, foi a mostra das boas práticas dos trabalhos do núcleo nos anos de 2019 e 2020”, avaliou Maristela.

O Plano de Trabalho será publicado na página do NUMDI na segunda quinzena de março. O núcleo é aberto a participação de servidores, alunos e membros da comunidade, interessados nas temáticas. Para integrar o núcleo é necessário enviar solicitação de participação ao e-mail numdi@ifmt.edu.br

Marcadores: ifmt_1 numdi