início do conteúdo

Projeto do IFMT-Cáceres é destaque no site do Connepi 2015, Instituto participa com 7 equipes

Publicado por: Reitoria / 3 de Dezembro de 2015 às 11:41

Projeto aprovado na 1 fase promete reduzir em cem vezes o uso de pesticidas na natureza

Um trabalho que se destaca na segunda etapa do Desafio de Ideias é do professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Cárceres, Alexandre dos Santos, sobre isca para cupins. A ideia que ganhou a Mostra Tecnológica do IFMT, em 2013, é uma solução para a redução do uso de pesticidas no plantio de árvores. 

Após dois anos de pesquisa para desenvolver o produto, Santos afirmou que a isca pode substituir o banho químico utilizado no plantio de árvores, no qual a muda é imersa em uma solução com fibronil (pesticida utilizado no controle de cupins), resultando em quase 300 gramas de veneno em contato com a natureza.

“A nossa ideia”, enfatiza Santos, “é ter um produto com quantidade até 100 vezes menos pesticidas”. Com esse objetivo, Santos e o grupo de três alunos vêm participando de eventos nacionais; ele caracterizou esses momentos de “eventos aceleradores de ideia”, a fim de conseguir os aportes financeiros necessários para comercializar o produto em larga escala.

“Recentemente participamos do Startups Inovativa Brasile, entre mais de 1000 projetos, ficamos entre os 92 selecionados”, celebrou Santos. A boa representatividade no Inovativa rendeu ao grupo, um selo que é usado como critério por investidores, quando vão escolher novas ideias para investir.“O melhor de tudo é que conhecemos investidores de verdade”, complementa.

Sobre a participação no Desafio de Ideias, Santos disse que a meta, agora, é se qualificar o máximo para entrar no mercado. Com o produto já patenteado e em fase de validação, ele acrescenta: “precisamos nos capacitar para transformar nosso produto em mercadoria”.

Estudante de Engenharia Florestal e integrante da equipe de Santos, Sarah Cavalari diz que participar do projeto ajuda no crescimento profissional, ampliando o leque de conhecimentos, aumentando as oportunidades no futuro. “Nos vemos não só como estudantes, mas como empreendedores. Nada melhor que pegar sua ideia e desenvolver como empresa”, contou. 

O X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, no Centro de Eventos Comfort, em Rio Branco-AC.

Participação do IFMT no Connepi

O IFMT participa do Connepi 2015 com sete equipes, sendo três equipes na Mostra Tecnológica (Instanfish: Alimento instantâneo a partir de polpa de resíduo de peixe; Iogurte grego light com araticum e soja e NANODERMT - Produto nanotecnológico para redução do estresse oxidativo) e quatro equipes no Desafio de Ideias (Elaboração de cerveja prebiótica com adição de biomassa de banana verde; Módulo para controle de consumo água em edificações via wi-fi; Synbait's e Tijolo a Base de PET), que fazem partem do Universo IF. Dos 28 inscritos no Desafio de Ideias, oito foram selecionados na primeira fase, sendo que dois são do Instituto Federal de Mato Grosso: Synbait's e Tijolo a Base de PET

Veja a matéria no site do Connepi: Projeto promete reduzir em cem vezes o uso de pesticidas na natureza

 Por Glauco Capper -  Agência de Notícias X Connepi com informações da Ascom/Reitoria/IFMT

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT