início do conteúdo

A segunda edição do programa Células Empreendedoras Mato Grosso será lançado nessa quinta-feira (25/05)

Publicado por: Reitoria / 23 de Maio de 2017 às 11:41

Startups de sucesso, parcerias e boas ideias são resultados do Programa Células Empreendedoras. Executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) o objetivo da iniciativa é desenvolver a educação empreendedora em universidades e escolas técnicas, como atividade transversal. Criar um ambiente em que os estudantes tenham suas perspectivas ampliadas com a possibilidade de empreender as próprias ideias e gerar negócios inovadores que impulsionem a economia de Mato Grosso. O lançamento oficial da segunda edição terá como foco na inovação e cultura digital. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 25 de maio, às 16h, no Auditório da Fecomércio, em Cuiabá. O IFMT juntamente com a UFMT e UNEMAT são parceiros do evento. 

Entre os palestrantes do evento, Genésio Gomes, professor-doutor da Universidade Federal de Pernambuco, idealizador do programa Células Empreendedoras, e curador da Campus Party, que falará sobre o "O Futuro da Educação", além do economista e engenheiro, especialista em Strategy Design e consultor da HSM, Raúl Javales, que falará sobre "Inovação e Cultura Digital". Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Parreira, falar de empreendedorismo traz resultado certo. "Em 2016 investimos R$150 mil, para desenvolver ações de empreendedorismo, com um alcance de mais de 350 estudantes, e 13 startups de destaque desenvolvidas. A meta de duplicar o impacto dos resultados nas instituições e nas comunidades", reforça o secretário Domingos.

Em 2016, ações do programa contemplaram, além dos 350 estudantes mais 120 professores das três instituições superiores - Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), que resultaram na criação de 13 starups, algumas delas já se destacaram no cenário nacional. A nova edição do Células deve compreender UFMT, Unemat e IFMT, mais uma universidade privada e também as Escolas Técnicas Estaduais. A previsão é atender 250 professores e 600 estudantes nos polos de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.

A partir do lançamento, iniciam-se as capacitações dos professores de cada instituição, por meio do Workshop denominado “Educadores Empreendedores” (06 horas cada);

Posteriormente, são realizadas atividades com os alunos, no formato de maratonas gameficadas (04 dias em cada instituição), nas quais são ofertados conteúdos de empreendedorismo e mentorias para os alunos desenvolverem suas ideias, propondo soluções à problemas da sociedade nas mais diversas áreas. Nas maratonas são apresentados cases de sucesso e problemas que demandam soluções como forma de estimular o desenvolvimento dos projetos dos alunos.

Os melhores projetos da maratona são selecionados para o processo de pré-aceleração (living lab). Durante dois meses receberão mentorias e acompanhamento para modelagem do negócio e acesso ao mercado e investidores.

O projeto vencedor da pré-aceleração é premiado com uma viagem técnica para conhecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Recife/PE.

No final do programa, é realizada uma conferência de empreendedorismo e inovação com a participação de investidores, na qual os alunos participantes do living lab apresentam seus projetos.

CROGRAMA CÉLULAS EMPREENDEDORAS 2017

Lançamento - 25/05/17 - 16:00 - Auditório da Fecomércio

Educadores empreendedores – UNEMAT (Sinop) 26/05

Educadores empreendedores - IFMT (Cuiabá) 10/07

Educadores empreendedores – UFMT (Cuiabá) 30/05

Educadores empreendedores - SECITEC (Cuiabá) 07/07

Educadores empreendedores – PRIVADA (Cuiabá) (a definir)

 

Maratona 01 - PRIVADA (Cuiabá) a definir

Maratona 02 – SECITEC (Rondonópolis) 01 a 04/08

Maratona 03 – UFMT (Cuiabá) 11 a 14/07

Maratona 04 - IFMT (Cuiabá) 22 a 25/08

Maratona 05 – UNEMAT (Sinop) 12 a 15/09

 

Living lab I – 19 e 20/08 e 16 e 17/09

Living Lab II – 07 e 08/10 e 23 a 25/10

 

Conferência de Empreendedorismo e inovação (a definir)

Visita técnica (a definir)

 Inscrições para o evento, pelo link: https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-celulas-empreendedoras-mato-grosso-2017__145081

 Fonte: SECITECI

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT