início do conteúdo

Apresentação Assistência Estudantil

O Programa Nacional de Assistência Estudantil é uma Política Social instituída pela Portaria Normativa/MEC Nº 39/2007, regulamentada pelo Decreto 7.234/2010, das Instituições Federais de Ensino Superior. No caso dos Institutos Federais (IFs), em virtude de suas especificidades, o Ensino Médio também tem garantido o apoio desse Programa. São ações que buscam minimizar os efeitos das desigualdades sociais com o objetivo de garantir a permanência na instituição e êxito na conclusão do curso. 

No Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Alta Floresta, a PAE – Política de Assistência Estudantil, aprovada pela pela Portaria Nº 070/2020 e desenvolvida conforme dispõe seu Regulamento, consoante com a Política Institucional e Regulamento Geral de Assistência Estudantil do IFMT, aprovadas por meio das Resoluções CONSUP nº 094/2017095/2017 e demais legislação vigente, tem focado no suporte ao estudante por meio de um conjunto de ações com vistas à contribuir para a superação de obstáculos que afetem o bom desempenho acadêmico.

Numa perspectiva de inclusão e direito social, as ações promovem a saúde, acesso aos instrumentos e apoio pedagógicos e psicossociais necessários à formação profissional e cidadã, acompanhamento às necessidades educativas especiais, contribuição no provimento dos recursos básicos para o estudante, tais como moradia, alimentação, transporte e recursos financeiros mitigando situações de retenção, evasão escolar e promovendo condições de permanência e êxito do estudante no percurso formativo.

As ações de Assistência Estudantil são executadas pela equipe multiprofissional, formada por assistente social, psicólogo, enfermeiro,técnico de assuntos educacionais, intérprete de libras, assistentes de alunos, assistente em administração e pela equipe pedagógica, formada por professores, coordenadores de curso e coordenação de ensino.

Os serviçoes e ações de Assistência Estudantil encontram-se organizados em duas modalidades:

Programa Universal, destinado a todos os estudantes regularmente matriculados no IFMT - Campus Alta Floresta, podendo ser desenvolvido por meio de ações e projetos conduzidos pelas equipes pedagógica e/ou multiprofissional do Campus. Fazem parte deste programa o Acolhimento e acompanhamento social, psicológico e pedagógico; Prevenção e promoção à saúde e qualidade de vida; Incentivo às atividades esportivas, de lazer e culturais; Seguro escolar; Incentivo ao Desempenho Escolar e Acadêmico – Monitoria Didática; Incentivo ao Desempenho Escolar e Acadêmico – Participação em eventos técnico-científicos e de formação política estudantil; Apoio aos Estudantes com Deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas. 

Programa de Incentivo à Permanência, tem como público alvo, prioritariamente, os estudantes com renda bruta familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Nesta modalidade, encontram-se o Auxílio Moradia; Residência Estudantil – não disponível no Campus Alta Floresta - Auxílio Transporte, Auxílio Alimentação, Auxílio Creche, Auxílio Permanência e Auxílio Emergencial.

A descrição dos programas encontra-se na regulamentação da Política de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Alta Floresta.

Regulamentação Assistência Estudantil

Contatos Assistência Estudantil- Campus Alta Floresta:

(66) 3512-7032     3512-7038    3512-7054

E-mail: assistencia.estudantil@alf.ifmt.edu.br 

Assistente Social - Maria Betania Peixoto Costa (66) 9 92336181

Psicóloga - Danúbia Bertan (65) 9 9955-4022

Intérprete de libras - Camila Silva Zilio Lisbôa  (66) 9 8448-3447

 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT