início do conteúdo

Projeto de Extensão do IFMT – Campus Alta Floresta realiza I Pedalada Sustentável

Publicado em: Campus Alta Floresta / 1 de Dezembro de 2015 às 08:26

Neste domingo (29/11/2015), o IFMT – Campus Alta Floresta realizou a I Pedalada Sustentável. O evento reuniu servidores, alunos do IFMT, pessoas da comunidade local e contou com a participação e apoio dos acadêmicos do 2º semestre do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Biologia da UNEMAT – Campus Alta Floresta e dos alunos soldados da Polícia Militar de Alta Floresta.

A Pedalada Sustentável faz parte do projeto de extensão “As relações entre educação e desenvolvimento sustentável”, coordenado pela servidora Renata Cristina dos Santos, e objetiva promover e compreender a contribuição da educação ambiental para iniciativas de práticas sustentáveis numa perspectiva interdisciplinar e comunitária. “A ideia de organizar um evento com esta concepção foi considerando que pedalar contempla vários benefícios, já que é uma atividade que envolve a família e pessoas de qualquer idade, motiva a prática de esportes e instiga ações em prol ao meio ambiente, como o uso da bicicleta, por exemplo, meio de transporte sustentável” completou Renata.

A programação da pedalada teve início às 7h30min da manhã. Antes do percurso, foi realizada uma fala do agente de trânsito Hernandes Ferreira Gomes, que passou orientações acerca do uso da bicicleta e dos direitos e deveres do ciclista. Na sequência, os acadêmicos do 2º semestre do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Biologia da UNEMAT, sob orientação do professor Marcelo Veber Goldani, que também leciona no IFMT - Campus Alta Floresta, apresentaram os benefícios que a bicicleta proporciona ao meio ambiente, sua contribuição para a diminuição do impacto da poluição, as vantagens para a melhoria da qualidade de vida e diminuição do stress, além de proporcionar economia de dinheiro. Após as explicações dos acadêmicos, o aluno soldado da Polícia Militar de Alta Floresta e educador físico, Igor Alves Macedo, conduziu uma sequência de alongamentos.

A Pedalada ocorreu em clima tranquilo e de descontração, com uma parada no Aeroporto Municipal para distribuição de água. Todo o trajeto contou com o apoio e segurança da equipe formada pelos alunos soldados da PM, comandada pelo 2º Tenente PM Herisson S. Durães, o 3º Sargento PM Sergio Z. da Silva e a Soldado PM Cléia C. Monteiro, que constituíram parceria fundamental para a realização do evento.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT