início do conteúdo

Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão JENPEX - 2017.

Publicado em: Campus Alta Floresta / 10 de Outubro de 2017 às 09:40

O IFMT – Campus Alta Floresta, realizou nos dias 9, 10 e 11 de Outubro de 2017 a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JENPEX. Com o tema “A Ciência e a Tecnologia em busca da sustentabilidade: desafios para o ensino, a pesquisa e a extensão”, o evento se propôs a fomentar discussões nos diferentes níveis, dimensões e significados da ciência e da tecnologia ante os desafios da sustentabilidade e de tal forma consubstanciar a socialização do conhecimento científico e a evidenciação dos saberes populares e culturais para que estes estejam internalizados como prática constante no corpo docente, técnico, discente e com a sociedade de uma forma geral.

A abertura da JENPEX contou com a participação do Magnífico Reitor do IFMT, prof. Wilian de Paula, o Pró-reitor de Pesquisa, prof. Wander Miguel de Barros, o Pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, e também da Diretora do Campus Rondonópolis, Laura Ayoama. Estiverem presentes ainda, dentre as autoridades municipais, o Prefeito de Alta Floresta, Asiel Barbosa, o Prefeito de Paranaíta, Tony Rufato, e o vereador Netinho de Paranaíta.

O professor, Júlio César dos Santos, Diretor Geral do Campus Alta Floresta, em seu discurso de abertura, ressaltou a importância da realização do evento para o desenvolvimento institucional e destacou as conquistas nestes 3 anos de implantação do IFMT na cidade de Alta Floresta.

A JENPEX teve uma programação bastante variada, com diversos minicursos, oficinas, palestras, exposições de trabalhos científicos e apresentações culturais.

No segundo dia, ocorreram as palestras “O Lider e a Liderança” com o prof. Leone Covari do IFMT – Campus São Vicente, e “Os Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil: as etapas da pesquisa na graduação”, proferida pelo Pró-reitor de Pesquisa, professor Wander Miguel de Barros.

Os participantes da Jornada, puderem ainda compreender os principais tópicos para a Criação Agroecológicas de Aves, com o minicurso realizado pelo professor do IFMT – Campus Alta Floresta, João Batista Matos Junior. O Mincurso “Indígenas fazem cinema?”, realizado pelos professores, Igor de Lima e Fernanda Silva, teve o objetivo de abordar discussões que passam pela invisibilidade das sociedades indígenas, seu protagonismo e a reafirmação da identidade diante das sociedade não indígenas.

Importantes instituições do município de Alta Floresta e região participaram do evento e fecharam o terceiro dia de atividades, como o Instituto Centro de Vida, onde a Engenheira Florestal Emanuelle Brugnara proferiu a Palestra “Uso das Geotecnologias para planejamento e monitoramento de áreas de restauração florestal” e o Instituto Ouro Verde, com o Engenheiro Agrônomo, Renato Felito que proferiu a palestra “Sistemas Agroflorestais e Transição Agroecológica”.

Fruto do Minicurso “Práticas em música popular em ambientes escolares”, ministrado pelo professor Michael de Almeida do IFMT – Campus avançado de Tangará da Serra, o show musical de encerramento além de abrilhantar o último dia da JENPEX também evidenciou vários talentos musicais entre os discentes.

A JENPEX do Campus Alta Floresta teve a participação de mais de 600 pessoas, entre discentes, professores, técnicos e participantes de diversas instituições do município. Para o Coordenador de Pesquisa e Extensão e presidente da Comissão Organizadora da Jornada, Prof. Flavio Antonio Lucio Alves, o evento atingiu plenamente seus objetivos, na verdade bem acima das expectativas iniciais. Como exemplo, esperava-se inicialmente a apresentação de 40 banners de trabalhos científicos de ensino, pesquisa ou extensão dos estudantes e professores do Campus ALF, bem como de alguns trabalhos de outras universidades e Campus externos do próprio IFMT. Graças a participação maciça dos estudantes e de alguns professores do Campus, foram apresentados 66 banners de trabalhos científicos de ensino, pesquisa ou extensão, sendo 07 deles avaliados com nota máxima!

Com relação aos 14 minicursos realizados simultaneamente na manhã de terça-feira, foram todos realizados, sem cancelamentos, imprevistos ou atrasos significativos. Três deles foram repetidos no período vespertino para atender as solicitações do público que não conseguiu participar pela manhã, totalizando 17 ações de minicursos realizadas com sucesso e plena satisfação do público.

Pensando no público do período noturno, além da brilhante palestra de abertura promovida na noite de segunda-feira 09/10, na noite de terça-feira 10/10 foram realizadas duas palestras, uma na área de administração de empresa e liderança, com o Prof. Me. Leone Covari, e a de encerramento sobre os desafios da pesquisa no ensino de graduação, proferida pelo Prof. Dr. Wander de Barros.

Para fechar o evento com chave de ouro, na manhã de quarta-feira ocorreu a apresentação artística cultural com números musicais estrelados pelos estudantes regidos pelo Prof. de Música Michael Alves, que organizou com maestria os instrumentistas e os vocalistas, levando muita emoção ao público presente. A qualidade em alto nível do evento só foi possível graças a competência e comprometimento da equipe de cerimonial apoiada por um time de 40 alunos e alunas super eficientes e igualmente comprometidos. Fica a semente para a realização da próxima Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão JENPEX 2019 do IFMT - Campus Alta Floresta.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT