IFMT promove Formação de Gestores para a Educação Profissional e Tecnológica

Publicado por: Reitoria / 17 de Fevereiro de 2023 às 15:19

Um dos módulos da formação abordará os desdobramentos da Missão Técnica Internacional
em Portugal e na Noruega, que ocorrerá de 3 a 13 de março.

Dirigentes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) finalizaram, na quarta-feira (17), o primeiro módulo do Curso de Formação de Gestores para a Educação Profissional e Tecnológica da instituição.

A capacitação busca aperfeiçoar servidores para atuação nas funções de direção, gerência e assessoramento na administração pública em todos os níveis, com vistas à inovação tecnológica e pedagógica, empreendedorismo, gestão escolar e internacionalização.

O curso está organizado em torno do estudo e análise dos temas da administração pública e dos problemas de definição e implementação de políticas públicas, visando a inovação tecnológica e pedagógica, empreendedorismo, gestão escolar e internacionalização.

E os conteúdos programáticos visam a ampliação dos conhecimentos adquiridos em uma base multidisciplinar, por meio da cooperação internacional e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico favorecendo o processo de internacionalização.

Os módulos da capacitação de 200 horas tratarão de temas como: Liderança na Gestão Pública, Diretrizes da EPT, Captação de Recursos e Financiamento, Planejamento Orçamentário e Financeiro, Gestão da Comunicação, Empreendedorismo e Inovação no Brasil e Europa (Portugal), Inglês Básico para Gestores (Noruega), Relações Internacionais e EPT, Desenvolvimento de Equipes na Gestão Pública, Projeto de Intervenção - Proposta de Inovação Aplicada e Implementada à Gestão Pública Educacional.

Missão Técnica Internacional

O primeiro módulo, encerrado esta semana abordou, entre outros, aspectos de oratória; fundamentos da comunicação; eficiência da comunicação organizacional; entendimento do processo de comunicação; comunicação interpessoal e elaboração de mapas mentais.

A próxima etapa da formação compreenderá uma Missão Técnica Internacional, no período de 3 a 13 de março, a instituições educacionais europeias de Portugal (Porto) e Noruega (Oslo).  O reitor Julio César dos Santos e os diretores-gerais dos 19 campi, buscarão estabelecer parcerias com instituições portuguesas e norueguesas e firmar convênios para mestrado, doutorado e intercâmbios para estudantes e servidores.

O IFMT assinará convênios e termos de parcerias para o desenvolvimento da área de Robótica com a Norwegian University of Life Sciences (NMBU), da Noruega, cujo laboratório tecnológico pode ser uma referência para a implantação de centro de robótica e desenvolvimento de softwares no futuro Parque Tecnológico de Várzea Grande, no bairro Chapéu do Sol.  A obra está prevista para ser inaugurada em 2025. O laboratório de robótica terá apoio do governo estadual e atenderá também o setor produtivo, integrando demandas da indústria e da agropecuária.