Curso Técnico em Logística Integrado ao Nível Médio PROEJA – Campus Alta Floresta

Publicado em: Campus Alta Floresta / 13 de Abril de 2016 às 14:52

Curso: Técnico em Logística

Formação: Curso Técnico Integrado ao Nível Médio - PROEJA

Autorização de funcionamento do curso: Resolução CONSUP/IFMT nº 59, de 26 de setembro de 2014, ratificada pela Resolução CONSUP/IFMT nº 111, de 07 de dezembro de 2015.

Turno: Noturno

Descrição: O profissional concluinte do Curso Técnico em Logística Integrado ao Nível Médio - PROEJA oferecido pelo IFMT, Campus Alta Floresta, deverá estar apto a acompanhar as mudanças políticas sociais, a evolução tecnológica e os novos paradigmas empresariais contemporâneos. Para tanto, o egresso, com base no currículo estruturado em conhecimentos científicos e tecnológicos deverá adquirir as seguintes habilidades e competências: elaborar planilhas de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo-benefício; aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial; aplicar métodos, processos e logística na produção, instalação e manutenção; identificar e formular estratégias de planejamento, de armazenamento e disposição física de produtos, de compra e venda, de pós-venda; identificar e interpretar a legislação que regula as atividades de comercialização, do meio ambiente bem como as normas referentes aos direitos do consumidor, aos contratos comerciais, às normas de higiene e segurança, ao comércio exterior, às questões tributárias e fiscais; controlar estoques utilizando técnicas e modelos adequados; identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicável à gestão organizacional; identificar as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relacioná-las com os processos de gestão específicos; interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando os processos de gestão; utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos de pessoal, de recursos materiais, tributário, financeiro, contábil, do patrimônio, dos seguros, da produção, dos sistemas de informações; executar a logística do transporte e do tráfego, aplicando estratégias que compatibilizem recursos com demandas; identificar os diversos tipos de veículos transportadores e relacioná-los com as diversas modalidades de transporte, visando a sua adequação e integração; aplicar a legislação referente ao trânsito de veículos, ao transporte de passageiros e à manipulação, armazenamento e transporte de cargas, identificando os organismos que as normatizam, no Brasil e no exterior; elaborar a documentação necessária para operações de transportes segundo modalidade e tipo de veículo.

Título/Grau conferido: Técnico em Logística

Ingresso: Exame de Seleção

Duração: 3 anos

Nº de turmas por ano: 01 turma

Nº de alunos por turma: 35 alunos

Coordenador do Curso: Prof. Me. Claudia Lúcia Ferigato Bueno

e-Mail do Coordenador: claudia.bueno@alf.ifmt.edu.br

Currículo Lattes do Coordenador: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774702A9

Aprovação do PPC: Resolução CONSUP/IFMT nº 112, de 07 de dezembro de 2015.

Projeto Pedagógico do Curso

Matriz Curricular