Estudantes do IFMT Alta Floresta participam de visita técnica com análise do filme Zootopia 2

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Alta Floresta realizou, no dia 11 de dezembro, uma visita técnica […]

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Alta Floresta realizou, no dia 11 de dezembro, uma visita técnica ao Cine Floresta com a participação de 25 estudantes, como parte de um projeto pedagógico interdisciplinar que integrou teoria e prática por meio da análise do filme Zootopia 2. A atividade envolveu alunos dos cursos de Bacharelado em Administração e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, sob coordenação do professor Thiago Henrique Carvalho Silva Amorim.

Durante a visita técnica, os estudantes foram orientados a analisar o enredo do filme sob a perspectiva da gestão de pessoas, observando temas como diversidade, trabalho em equipe, liderança, conflitos organizacionais, motivação e desenvolvimento humano. Para o estudante Fernando Valentim Moreira, o filme evidencia que “apesar de todas as diferenças, eles conseguem trabalhar juntos e realizar o bem comum”, destacando que “cada diferença complementa algo”, o que pode ser diretamente relacionado ao ambiente organizacional.

A valorização dos talentos individuais também foi ressaltada pelos participantes. Segundo Jucieli de Souza Ferreira, o filme demonstra que “não se leva em consideração a diferença das espécies, mas sim o talento de cada um”, ressaltando que a trajetória da personagem Judy mostra que “ela foi capaz e pode ser o que quis ser, apesar dos julgamentos”.

A estudante Maria Clara dos Santos Sincero destacou a relação do filme com as práticas de Recursos Humanos ao afirmar que “Zootopia se relaciona com o RH quando a gente pensa em trabalho em equipe, desenvolvimento da equipe e nos preconceitos que existem no ambiente de trabalho”. Ela também mencionou que a personagem principal “precisa se provar o tempo todo para conseguir estar naquele ambiente”, situação comum em muitas organizações.

Para Mikael Lopes Jesus, o filme reforça a importância da liderança estratégica ao mostrar que “os personagens precisam rever suas crenças, mudar as estratégias e aprender com seus erros”, assim como ocorre nas organizações, onde é necessário “alinhar as pessoas aos objetivos e promover engajamento e confiança”.

A reflexão sobre desigualdade também esteve presente nas análises. Nathalia Cuchi ressaltou que o filme evidencia situações de exclusão e que “no ambiente de trabalho ainda existe muita desigualdade, seja de gênero, social ou racial”, reforçando a necessidade de políticas de inclusão nas organizações.

De acordo com o professor responsável pela atividade, a proposta contribuiu significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, ao permitir a aplicação dos conceitos estudados em sala de aula a uma narrativa simbólica e acessível. A atividade resultou ainda na produção de relatórios técnicos, nos quais os alunos sistematizaram suas análises e reflexões.

A iniciativa reforça o compromisso do IFMT – Campus Alta Floresta com metodologias ativas de ensino e com a formação integral dos estudantes, promovendo experiências educativas que articulam teoria, prática e reflexão crítica.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza