8º JIFMT se consolida como a maior competição esportiva da Rede Federal

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 21 de Agosto de 2023 às 13:38

A 9ª edição do JIFMT será no Campus Avançado de Sinop, que completará 10 anos em 2024.

E foi dada a largada para 8ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT). O torneio este ano acontece no Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste e promete muita emoção e disputa nos próximos seis dias. Na abertura do evento na noite deste domingo (20) na arena Kiko Forin, mais de 1300 estudantes, vindos dos 19 Campi mostraram muita animação.

No total, os atletas competem em 11 modalidades, sendo cinco individuais (xadrez, judô, tênis de mesa, atletismo e natação) e seis coletivas (handebol, voleibol, vôlei de areia, basquete, futsal e futebol de campo).

Para o reitor do IFMT, Julio César Santos, os jogos representam uma parte do ensino de qualidade que o Instituto oferece ao formar os estudantes. Pois, é necessário muita organização e espírito de equipe durante as competições, e isso agrega muito no currículo dos discentes.

“Neste ano estamos mais uma vez batendo recorde de participantes, sendo 1336 estudantes. É a maior competição da rede federal do país, realizado exclusivamente por servidores do IFMT. Nossa expectativa com relação aos resultados dos jogos é que os atletas aprendam sobre disciplina, organização, administração e gestão de equipe. Essa é a formação ofertada pelo IFMT, para a vida e para o mercado de trabalho”, disse o reitor.

As equipes vitoriosas na etapa estadual dos jogos, seguirão para as competições regionais, que acontecerão em Goiânia (GO). A grande final nacional está programada para ocorrer em outubro em Fortaleza (CE).

A diretora-geral do Campus Pontes e Lacerda, Vanderluce Machado, em seu discurso de abertura dos jogos, destacou que os alunos se preparam durante o ano, e mostram os resultados no JIFMT. O evento também colabora para unir a prática esportiva com atividades culturais.

“Neste sentido os jogos constituem um grande marco dos esportes, do respeito e do orgulho. E temos a honra de receber a visita dos 19 Campi. O nosso objetivo será promover a integração entre os atletas com atividades culturais também, através da realização do Circuito de Arte e Cultura”, disse.

A abertura dos jogos também marcou a despedida do Pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, que está há mais de cinco anos à frente dos eventos esportivos e culturais do IFMT. Taques, entusiasta da promoção do Instituto para fora dos muros, foi o idealizador também da Mostra de Arte da instituição.

Como de costume, na abertura do evento, toda a comunidade acadêmica fica sabendo qual a sede dos jogos do ano seguinte. E o próximo Campus que receberá a 9ª edição do JIFMT será o Campus Avançado de Sinop, que estará completando 10 anos em 2024.

O torneio conta com apoio da Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Clube Recreativo Cantão, além de empresas locais.