Campus Alta Floresta participa de campanha e mobilização referente ao "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

Publicado por: Campus Alta Floresta / 23 de Maio de 2017 às 08:13

Dia 18 de maio é o "Dia Nacional de Luta Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes". Durante toda a semana, foram desenvolvidos pela equipe de Assistência Estudantil do IFMT – Campus Alta Floresta e Centro de Referência de Paranaíta, mobilizações e evento destinados a tratar deste grave problema.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e lembra um violento crime sexual que aconteceu em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, contra uma menina de apenas oito anos, conhecido como "Caso Aracelli". Os criminosos nunca foram responsabilizados. O marco é uma conquista na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes de todo o país. Alguns avanços, inclusive, já foram alcançados, como o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, cuja implantação é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios. Mas ainda há muito a ser feito, e o "Dia Nacional de Luta Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes" deve unir esforços de todos para que a sociedade brasileira desperte para o tema e participe das ações de enfrentamento.

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) por meios dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e CREAS (Centro de Referência Especial de Assistência Social), iniciaram diversas ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, abrindo a semana da campanha “Faça Bonito”. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009, e o que era para ser apenas uma campanha, tornou-se o símbolo da causa a partir de 2010.

Dentre as atividades desenvolvidas no Campus realizou-se debates, intervenções, exposição de filmes, documentários e confecção de cartazes elaborados pelos alunos, uma iniciativa da Psicóloga Priscila Ferrari Paulino e da professora Maria Oseia Bier, com o objetivo de promover reflexão e enfrentamento ao problema. No dia 18 de maio os cartazes confeccionados pelos alunos foram expostos no rol de entrada do Campus, houve palestra ministrada pelo promotor de justiça, Dr. Guilherme Ignácio de Oliveira e pela juíza da vara da infância e juventude, Dra. Anna Paula Gomes de Freitas, contando também com intervenções relacionadas ao tema, uma delas desenvolvida pelo Teatro Experimental de Alta Floresta.