IF Mais Empreendedor Nacional 2023 em Alta Floresta - MT: Impulsionando o Empreendedorismo Local

Publicado por: Campus Alta Floresta / 13 de Dezembro de 2023 às 08:36

O programa IF Mais Empreendedor Nacional 2023, coordenado pela equipe da Professora Ma. Priscila Terezinha Aparecida Machado, foi encerrado com êxito em Alta Floresta - MT, no último dia 30 de novembro. Este projeto, contando com cinco bolsistas, Guilherme de Almeida Moreira (Técnico em Administração), Jéssica Araújo Da Silva (Bacharelado em Administração), Katerin Larissa Coladello Peixoto (Bacharelado em Administração), Nayara Bressan da Silva (Bacharelado em Administração) e Steffany Florentina Rodrigues Ribeiro (Técnico em Administração), e o suporte de duas professoras voluntárias, Caroline Prado Ormond de Barros Martinhão e Thaline Tabisz, teve como missão primordial colaborar na consolidação e aprimoramento de negócios locais.

O objetivo era capacitar empreendimentos para a melhoria da gestão e a expansão de seu potencial no mercado. Durante os meses de maio a novembro de 2023, seis empresas locais foram beneficiadas gratuitamente pelo programa: Auto Mecânica Oliveira, Cleidimar Fisioterapeuta, Clínica Equilíbrio de Fisioterapia, Clínica Silvestre, Faísca Lanches e Santo B.O Produções. Os resultados obtidos foram diversificados e impactantes, com reflexos notáveis no crescimento acadêmico e profissional dos bolsistas participantes e nos empreendimentos locais. Destacam-se alguns dos principais aprendizados gerados pela participação no programa:

Benefícios para os Bolsistas:
Experiência prática no mercado: Os bolsistas puderam aplicar conhecimentos teóricos em situações reais, compreendendo melhor os desafios e oportunidades enfrentados pelas empresas.
Desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais: A participação no projeto aprimorou habilidades específicas da área e competências interpessoais, como trabalho em equipe e resolução de problemas.
Aprendizado sobre inovação e empreendedorismo: Estimulou-se o pensamento criativo e a compreensão dos processos para transformar ideias em projetos empreendedores.
Networking e parcerias profissionais: A interação com o setor produtivo permitiu o estabelecimento de contatos e parcerias cruciais para o desenvolvimento futuro dos alunos.

Contribuições para os Empreendimentos Locais:
Melhoria da qualidade e produtividade: Identificação de áreas de melhoria nos produtos/serviços e aumento da eficiência nos processos, resultando em maior satisfação do cliente e rentabilidade.
Transferência de conhecimento e capacitação: A interação entre a instituição de ensino e os empreendimentos possibilitou a transferência de conhecimento técnico e prático, capacitando os colaboradores das empresas.
Fortalecimento do ecossistema local: A criação de uma rede de cooperação entre a instituição, os empreendimentos e outros agentes locais fortaleceu o ambiente empreendedor da região.

Contribuições Profissionais e Acadêmicas:
Como atual gestora da Ativa Incubadora do Campus Alta Floresta - MT, a participação no programa IF Mais Empreendedor também proporcionou importantes contribuições para o desenvolvimento profissional da Professora Priscila Terezinha Aparecida Machado:

- Atualização e aprimoramento acadêmico: Acesso a novas metodologias e práticas de empreendedorismo e gestão, enriquecendo seu repertório de conhecimentos e habilidades pedagógicas.
- Experiência prática e aplicação de conhecimentos: A interação com empreendedores locais permitiu a aplicação de conceitos teóricos em situações reais, gerando estratégias mais eficazes para apoiar e orientar via incubadora.
- Networking e parcerias profissionais: A ampliação da rede de contatos profissionais foi fundamental para estabelecer parcerias estratégicas e buscar novas oportunidades de colaboração.
- Desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança: A participação em projetos diversos contribuiu para o aprimoramento das habilidades de gestão e liderança.
- Fortalecimento da Ativa Incubadora: Insights valiosos foram obtidos para aprimorar os serviços oferecidos pela incubadora, inspirando futuros programas de suporte a startups e empreendedores.

De forma geral, o Programa IF Mais Empreendedor Nacional 2023 em Alta Floresta - MT gerou impactos significativos, fortalecendo o ecossistema empreendedor local, capacitando alunos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das empresas participantes, consolidando-se como uma iniciativa de extrema relevância para a comunidade acadêmica e empresarial da região.