IFMT - Campus Alta Floresta realiza Ciclo de Palestras sobre combate ao racismo

Publicado por: Campus Alta Floresta / 7 de Junho de 2022 às 14:06

A Educação para as Relações Raciais e Étnico-raciais, para as Relações de Gênero e a Educação para os Direitos Humanos são obrigatoriedades garantidas por força de Lei. Trabalhar com o racismo e suas consequências, o machismo e suas consequências, a LGBTQIA+fobia e suas consequências, não é simplesmente uma opção. O trabalho com essas questões e temáticas passa por uma necessidade histórica e por atender direitos garantidos para todas e todos estudantes brasileiros.

Dentro dessa proposta, o IFMT - Campus Alta Floresta realizou, nos dias 24/05, 25/05, 26/05 e 27/05, Ciclo de Palestras com os estudantes sobre essa temática. A Direção-Geral do Campus Alta Floresta convidou o Diretor de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio, Prof. Lucas Café, para ministrar as Palestras com vistas a trabalhar todos os tipos de preconceitos, considerando que nossa sociedade tem perfil preconceituoso em vários aspectos.  Temas de combate ao preconceito foram abordados e trabalhados com toda comunidade interna, no Campus Sede, e no Centro de Referência de Paranaíta.

De acordo com o Diretor-Geral, Sr. Marcos Peixoto, “o objetivo do ciclo de palestras é que possamos avançar no sentido de coibir práticas preconceituosas, que possamos ter a consciência, que somos todos iguais, ter uma sociedade mais humanizada e respeitosa. O Campus agradece ao Prof. Lucas Café, pelos dias de convivência e de experiência”.

O Prof. Lucas Café, agradeceu o convite do Campus, e ressaltou que o evento teve grande participação dos discentes, “foram ao todo 6 palestras em Alta Floresta e Paranaíta, com o auditório e as salas lotadas de gente disposta a lutar pelos direitos das pessoas oprimidas”.

Seguem alguns depoimentos, em vídeo, de discentes que participaram das palestras: