IFMT - Campus Alta Floresta realiza II Mostra de Foguetes

Publicado por: Campus Alta Floresta / 6 de Maio de 2016 às 16:21

O IFMT - Campus Alta Floresta realizou nesta sexta-feira (06/05) a II Mostra de Foguetes, como parte da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes). Por meio da iniciativa do professor Marcelo Luiz da Silva, a Mostra contou com a participação de aproximadamente 250 alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, divididos em 89 equipes que realizaram mais de 180 lançamentos de foguetes construídos com garrafas PET. O maior alcance, 185,5m, foi obtido pela equipe "SBGL", do curso Técnico em Administração, composta pelos discentes Vitor Augusto da Silva e Gabriela Lima Ribeiro, seguidos pela equipe "BLW" composta pelos discentes Bruna Nardes de Oliveira, Leonardo de Oliveira G. Vieira, Wallison Kauy L. Alves, curso Técnico em Administração, que alcançaram 182,5m, já a equipe "X/X", constituída pelos alunos Gustavo Bettoni, Vinicius Dias Moreira, Vinicius Santana Machado, do curso Técnico em Agropecuária,  conquistaram a 3ª colocação com o alcance de 160,47m.

A partir desses resultados os alunos irão produzir relatórios e vídeos para enviar à Comissão Nacional, com o objetivo de participar da X Jornada de Foguetes. Para este ano, estima-se a participação de mais de 2.000 escolas públicas e privadas na MOBFOG.

O evento foi realizado no espaço em frente ao Hamoa Resort Residencial, próximo à obra de construção do IFMT e contou com a colaboração de servidores, além de ter sido prestigiado por pais, amigos e familiares dos estudantes. Também esteve presente a imprensa local.

O professor Marcelo destaca que as atividades realizadas incentivam os alunos aos estudos de conceitos científicos, além de promover o desenvolvimento tecnológico e o trabalho em equipe. O envolvimento dos pais, importante para a motivação dos alunos em todas as etapas, e o resultado alcançado por todas as equipes servirá de referência para o próximo ano, uma vez que esta edição estabeleceu um novo recorde que superou todas as expectativas da comissão organizadora.

A liberdade de criação proporcionada pelo professor às equipes foi algo que chamou a atenção, de maneira que o público pode apreciar os mais criativos modelos de foguetes, bases e lançamentos durante o evento.