IFMT - Campus Alta Floresta participa da Comissão Organizadora da "Semana Municipal pela Não Violencia contra a Mulher"

Publicado por: Campus Alta Floresta / 30 de Novembro de 2018 às 14:25

Durante a próxima semana, de 03 a 07 de dezembro, serão realizadas atividades relativas ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, ocorrido no último dia 25 de novembro. A coordenação das atividades serão de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Alta Floresta e da comissão especialmente constituída para contribuir com a organização da programação, da qual o IFMT – Campus Alta Floresta sente-se honrado em fazer parte.

Os eventos a serem realizados atendem à determinação da Lei Municipal nº. 2.445/2018, de autoria da vereadora Elisa Gomes Machado, aprovada em 21 de maio de 2018 pela Câmara Municipal de Alta Floresta e sancionada pela Prefeita Municipal em Exercício, Marinéia da Silva Munhoz.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher foi instituído em 1999, pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem às irmãs Mirabal (Minerva, Pátria e Maria Teresa), assassinadas em 1960 por ordem do ditador da República Dominicana, Rafael Leônidas Trujillo.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 35% das mulheres em todo o mundo sofrem violência física ou sexual por parte de parceiro ou terceiros durante a vida, fato que deve ser percebido como uma questão de saúde pública. A solução para este problema requer o compromisso de mulheres e homens, convocando-os a refletir sobre seu papel na sociedade.

Programação:
03/12 às 19h00min na sede do SINTEP-MT - palestrante: juíza Janaína Rebucci Dezanetti;
04/12 às 09h00min, na Câmara de Vereadores – palestrante Ilmarli Teixeira, presidente do CMDM;
04/12 às 19h00min no auditório do IFMT - Campus Alta Floresta – palestrante: juíza Milena Ramos L. S. Paro, diretora do Fórum de Alta Floresta;
06/12 às 19h00min no Clube de Mães do bairro Jardim Primavera – palestrantes: Danúbia Bertan, psicóloga e Gabrielli de Matos Mota, aluna do Curso de Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Alta Floresta;
06/12 às 19h00min na Escola E. Rui Barbosa – palestrante: Ana Paula Reveles Carvalho, delegada;
07/12 às 13h00min no SISPUMAF - Palestra sobre Violência Doméstica.