Imersão Prática e Aprendizado Profundo: Visitas Técnicas e Dia de Campo Transformam Teoria em Experiência Real para Alunos Universitários

Publicado por: Campus Alta Floresta / 13 de Dezembro de 2023 às 08:47

No último semestre de 2023, sob a coordenação da professora Ma. Priscila Terezinha Aparecida Machado, os alunos dos cursos de Bacharelado em Administração – nos 4º e 8º semestres, e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – no 3º semestre do IFMT - Campus Alta Floresta, vivenciaram uma oportunidade única de aplicar seus conhecimentos teóricos em ambientes reais por meio de visitas técnicas e um Dia de Campo. Estes eventos ofereceram uma visão prática e tangível das teorias aprendidas em sala de aula, proporcionando um enriquecimento notável à sua formação acadêmica.

A primeira experiência enriquecedora foi a visita técnica à agência do Sicredi Agro em Alta Floresta, realizada em 23 de setembro. Sob a orientação do gerente Odemir Bechlin e do assistente Gabriel Moreno da Silva, os alunos tiveram a oportunidade ímpar de contextualizar seus conhecimentos teóricos em um ambiente empresarial real. A imersão permitiu uma compreensão mais profunda do modelo de negócios da cooperativa, com ênfase nas áreas de Finanças, Marketing e Agronegócios. Esta experiência revelou a importância vital das atividades de extensão, como as visitas técnicas, no processo educacional, agregando um valor significativo à formação dos alunos.

Em seguida, o Dia de Campo na Fazenda Nova América, em Nova Canaã do Norte, propriedade da Família Piva, realizado em 14 de outubro, proporcionou aos alunos uma perspectiva direta da gestão rural. Essa imersão permitiu uma compreensão palpável dos desafios e estratégias envolvidos no setor. Agradecemos à Família Piva, representada pelo Sr. Nilson e pelo filho Diogo, pela oportunidade de vivenciar essa experiência única. Esperamos que essa experiência prática se traduza em um impacto positivo no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, preparando-os para os desafios do mundo corporativo, especialmente na gestão rural.

Por fim, a visita técnica à Usina Hidrelétrica Teles Pires, em 06 de dezembro, foi fundamental para complementar o aprendizado teórico. Essa experiência prática proporcionou aos alunos uma visão realista da gestão de uma usina de energia em larga escala. Conhecer de perto as operações, estruturas físicas e programas de qualidade de vida oferecidos aos funcionários foi extremamente valioso para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes.

Essas experiências práticas foram fundamentais para a formação dos alunos, proporcionando uma perspectiva tangível das teorias discutidas em sala de aula. Agradecemos profundamente aos envolvidos, bem como às instituições e famílias que abriram suas portas, permitindo que esses alunos mergulhassem na realidade prática de suas áreas de estudo. Essas oportunidades certamente contribuirão para moldar futuros profissionais preparados e bem informados para enfrentar os desafios do mundo corporativo.