Incentivar o esporte é investir no crescimento integral e na formação saudável dos jovens

Publicado por: Campus São Vicente / 22 de Agosto de 2023 às 08:29

Aproximadamente 1.300 jovens atletas do IFMT estão reunidos em Pontes e Lacerda, representando 19 unidades da instituição, na oitava edição do JIFMT.

Estão sendo 5 dias intensos de competição nas mais diversas modalidades esportivas.

O esporte desempenha um papel fundamental na formação destes jovens, contribuindo não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para o crescimento emocional, social e cognitivo.

No aspecto emocional, o esporte ensina valiosas lições sobre resiliência, superação e controle das emoções. Jovens que enfrentam desafios esportivos aprendem a lidar com derrotas e vitórias, desenvolvendo a capacidade de enfrentar adversidades com determinação e otimismo.

Para o professor Weritton da Silva Galvão, do campus Avançado Guarantã do Norte, “estes jogos contribuem tanto na saúde quanto na parte de ensino, porque incentiva eles a buscarem sempre melhoras. A situação de jogo é a mesma que temos na escola, ou em casa, como organização, disciplina”.

Socialmente, o esporte proporciona oportunidades de interação com colegas, técnicos e professores, estimulando habilidades de trabalho em equipe e respeito mútuo. A vivência em equipe ensina a importância da colaboração e da responsabilidade compartilhada, competências valiosas para o convívio social ao longo da vida.

A professora Maylla Muniz Sprey participa dos jogos pela primeira vez, acompanhando os atletas de Campo Novo do Parecis, e destaque que o “esporte contribui na parte de concentração nos estudos, em si, melhora a parte de autoestima e saúde, por conta das características desta prática, além de também melhorar o convívio entre eles”.

“Nossos atletas acabam conhecendo novas pessoas, fazendo amizades, então também é um momento de interação para eles. Vejo bastante competitividade deles, querendo ganhar, e se cobrando quando perdem e tendo também uma maturidade de se ajudarem. Isso acaba sendo muito bom”, completa Maylla.

Participar regularmente de atividades esportivas oferece uma série de benefícios que influenciam positivamente diversas áreas da vida dos jovens.

“Sempre os incentivamos a superar os obstáculos, como em um de nossos jogos de hoje. Tínhamos um obstáculo muito grande, começamos perdendo, alcançamos e superamos. É uma lição muito importante para eles”, enfatiza Weritton.

“Como o lema do IFMT, que é ‘formar para a vida e para o trabalho’, esses jogos fazem com que os estudantes tenham esta formação humana e, além de tudo, formações na questão de liderança, história e regionalidade, como demostrado na abertura deste grande evento”, explicou o diretor de Ensino do Campus São Vicente, Victor Araújo de Noronha.

Para participar dos jogos e de outros eventos, um dos requisitos é que os estudantes tenham um bom desempenho escolar também. “Eles passam por análise das coordenações dos cursos. Se não for um bom aluno em sala de aula, não tem o direito de participar dos jogos. Chegamos a vetar bons atletas que não estavam demostrando o mesmo desempenho dentro de sala”, conclui Victor.

O esporte pode funcionar, ainda, como um instrumento de inclusão e pertencimento, unindo jovens de diferentes origens e culturas em torno de um objetivo comum, respeitando regras, buscando a excelência e aprendendo valores como espírito esportivo, ética, respeito, disciplina e honestidade.

A importância do esporte na formação do jovem é inegável. Promovendo a saúde física e mental, ensina valiosas lições de vida, fomentando a socialização e o trabalho em equipe. Incentivar esta prática é investir no seu crescimento integral e prepará-los para uma vida saudável e bem-sucedida.

Sérgio Thompson
IFMT São Vicente