O Grupo de Teatro Fulcro Abstração apresentará a Peça "Essa Obsessão" no Encontro Mato-grossense de Artes Cênicas - Teatro, Dança e Circo: Perspectivas e Trajetórias

Publicado por: Campus Alta Floresta / 22 de Outubro de 2018 às 14:04

O grupo de teatro Fulcro Abstração do IFMT - Campus Alta Floresta, estreiou na segunda-feira do dia 27/08 a peça "Essa Obsessão". A estréia contou com cerca de 400 pessoas que se emocionaram, suspiraram e gargalharam ao desenrolar de cada cena. Com a casa cheia, muitas pessoas comentaram e vibraram com o sucesso do grupo. Um dos atores do Teatro Experimental de Alta Floresta, Gean Nunes, comentou sobre a peça "É muito interessante observar como o grupo deu conta de trazer de maneira bastante leve o que Nelson propõe a ser discutido, com resoluções de cena muito inteligentes e uma galera bem disposta a trazê-la com bastante energia e vigor. Sabemos da responsabilidade que é a estréia de um espetáculo, e eu acredito na maturidade deste, sendo um importante trabalho que a população venha a ter acesso".

Após o sucesso da estréia o grupo se apresentou novamente no dia 22/09 ás 20:00 horas no TEAF (Teatro Experimental de Alta Floresta). Novamente a casa cheia, com cerca de 80 pessoas que puderam ter esse contato especial com a arte.

Uma das integrantes do grupo, Cristiane Athaide, que em sua cena faz a personagem de Detinha, obcecada por banhos, comentou sobre a peça "O processo dos ensaios foi uma nova experiência pra mim, nosso professor usou uma estratégia em que éramos um ator diretor, isso significa que ele observava e aconselhava de uma maneira que nós tínhamos de ir atrás de se encontrar com o personagem e entender o significado dele na cena, isso me fazia despertar o interesse de entender o pensamento de Nelson e procurar sentir a obsessão de Detinha a ver o quanto aquilo era presente no nosso cotidiano, apresentar uma obra desse grande dramaturgo foi um privilégio, realmente uma experiência inesquecível".

Ao fim da apresentação novamente muitos aplausos e comentários sobre a apresentação foram feitos, a professora Fernanda Oliveira diz "Gostei muito do tema da obra, um teatro tragicômico que ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre, nos faz rir da maneira em que são escritos e representados. São discussões e temas super atuais vistos muitas vezes como tabus na nossa sociedade, e por isso deve ter sido um grande desafio para o Fulcro Abstração, apresentar uma peça como essa com uma temática adulta, em um grupo com jovens mas que se apresentaram bastante maduros artisticamente, parabéns ao grupo".

Agora, o grupo Fulcro Abstração apresentará no Encontro Mato-grossense de Artes Cênicas - Teatro, Dança e Circo: Perspectivas e Trajetórias nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, no Teatro Universitário da UFMT Campus Cuiabá. Um encontro com parceria entre as três instituições públicas de educação superior do estado de Mato Grosso: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), com apoio do grupo de extensão em artes cênicas da UFMT, Grupo Cena Livre de Teatro. O evento reunirá artistas, estudantes, coletivos, representantes, palestrantes, educadores, autoridades, representantes do poder público, oficineiros e público em geral, para um diálogo aberto sobre os caminhos e desafios do fazer artístico local. Além disso, o público interno e externo às IF’s poderá contar com uma ampla programação de workshops, apresentações culturais, palestras, mesas de debate, feiras, exposições, e performances artísticas e musicais.

Além deste grande encontro artístico, o grupo também se prepara para dois outros importantes momentos, o Circuito de Arte e Cultura do IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2018 nas dependências do IFMT TGA, e o 5° WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT, que acontecerá de 27 a 29 de novembro de 2018, em Cuiabá.

Matéria: Vanessa Donatt da Costa
Fotos: Vanessa Bispo