Oficina de produção audiovisual resulta em curta metragem do IFMT Alta Floresta

Publicado por: Campus Alta Floresta / 23 de Novembro de 2023 às 14:57

O filme será apresentado à comunidade interna no dia 04 de dezembro, no auditório do Campus

Discentes dos cursos Técnico em Administração e Agropecuária, Bacharelado em Administração do campus Alta Floresta do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) participaram de uma Oficina de Produção Audiovisual que resultou em um Curta Metragem.

Organizada por servidores do núcleo local da Ativa Incubadora de empresas em colaboração com uma empresa local, a atividade aconteceu nos dias 13, 17 e 18 de novembro de 2023.

Ao longo do evento, foram explorados diversos aspectos da produção audiovisual, abrangendo áreas essenciais como: roteiro; produção e direção; fotografia e iluminação e direção de arte. enriqueceu significativamente a experiência e práticas propostas.

Como resultado dessa experiência colaborativa, o Curta Metragem "Escolhas Erradas" foi concebido. O roteiro, produção e atuação foram elaborados pelos participantes, demonstrando o aprendizado e a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a oficina.

O filme será exibido à comunidade interna no auditório do Campus no dia 04 de dezembro de 2023.

A diretora Maria Andreia dos Santos contou que o objetivo foi apresentar, de maneira didática e prática, os fundamentos da produção cinematográfica.

"Mais do que isso, queríamos oferecer aos participantes as ferramentas e conhecimentos necessários para a construção de narrativas audiovisuais através de técnicas acessíveis mesmo para projetos com orçamento limitado," relatou.

A cineasta também expressou suas impressões positivas sobre a experiência de transmitir seus conhecimentos e preparar futuros profissionais.

"A participação dos alunos enriqueceu significativamente a experiência e a práticas propostas. E a ideia é justamente essa, capacitar pessoas para realização de grandes projetos, já que a produção audiovisual e cinematográfica tem se tornado um novo cenário no fazer artístico na cidade de Alta Floresta e região," completou.

A gerente local da Ativa Incubadora destacou a parceria para viabilizar a atividade. "Agradeço a todos os envolvidos por tornar essa experiência possível e continuamos comprometidos em oferecer oportunidades enriquecedoras para o desenvolvimento pessoal e profissional, fortalecimento assim, o espírito empreendedor", afirmou Priscila Machado.

O que é o audiovisual?

É uma forma de comunicação que contém elementos visuais e sonoros, proporcionando uma experiência completa que pode ser tanto vista quanto ouvida simultaneamente.

Confira um pouquinho do que rolou durante as oficinas, na galeria de fotos!