"Práticas Simuladas: comunicação não verbal nas organizações" é realizada no Campus Alta Floresta.

Publicado por: Campus Alta Floresta / 7 de Novembro de 2019 às 12:06

O evento realizou-se no dia 31 de outubro, no Auditório do IFMT, e contou com a presença dos discentes do 1º semestre de Gestão de Recursos Humanos e do 2º semestre do Curso de Administração, com a participação da Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais – Libras, Camila da Silva Zilio Lisboa, sob a supervisão dos professores Priscila Machado e Manoel Silva, na qual ministram a disciplina Comunicação Empresarial para as respectivas turmas.

Para a professora Priscila a realização da atividade Práticas Simuladas foi avaliada como positiva, uma vez que foi possível o encontro do acadêmico com a vivência, proporcionando aos alunos uma visão de formação mais ampla. Dessa forma, a realização desta atividade é de extrema relevância para os alunos da graduação dos Cursos de Recursos Humanos e Administração, pois é possível verificar sua dinâmica e fatores teóricos implícitos que são trabalhados em sala de aula.

"Nosso corpo fala muito mais do que imaginamos, expressamos emoções e sentimentos através de gestos, postura e expressões faciais. A arte de se comunicar bem é essencial e um diferencial para quem busca se destacar no mercado de trabalho e cada vez mais as empresas buscam profissionais preparados e aptos a realizar uma boa comunicação e um melhor relacionamento interpessoal, garantindo que todas as informações e mensagens sejam transmitidas e compreendidas adequadamente. Nós enquanto futuros profissionais de RH precisamos ter ciência da importância da comunicação não verbal, pois através dela poderemos analisar e avaliar um candidato em um processo de recrutamento e seleção, por exemplo. Essa troca de experiência nos permitiu agregar muito mais do que só aprendizado, nos conscientizou a respeitar e valorizar os deficientes auditivos e reconhecer a real importância da inclusão social que devemos oferecer tanto enquanto sociedade, quanto futuros profissionais, garantindo a todos os indivíduos quais quer que sejam suas diferenças e limitações os mesmos direitos", relatou a discente Layane Kellen Maffei Centofanti - 1° semestre de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

O professor Manoel Silva e Souza destaca que "só nos constituímos sujeito a partir da linguagem, e está se dá no âmbito da interação social, assim é impossível não nos comunicarmos ou vivermos ausente dela. A comunicação não é somente a verbal escrita ou falada, e sim gestos, músicas, danças, teatros, pinturas, etc. A comunicação não verbal contexto do curso de administração é importante pois aprendem a fazer as leituras corporais, pois as vezes fala soa uma coisa, mas os gestos corporais querem dizer outra coisa, e um bom líder, gestor ou administrador não é somente aquele que ouve os sons, e sim o silêncio da alma dos seus liderados".

"Sou Yuri do 2° semestre do Curso Bacharelado em Administração e como futuro administrador, acredito que a comunicação não verbal é um grande mecanismo para um bom relacionamento dentro de uma organização, pois com simples gestos, conseguimos dizer grandes coisas. Para um profissional da Administração é inerente a necessidade de se aprender a comunicação não verbal, pois nos ajuda a lidar com pessoas com necessidades especiais e nos mostra uma outra visão sobre comunicação. Nunca tive o contato com a comunicação não verbal nesse sentido,essa será uma experiência que levarei para toda minha vida acadêmica e futuramente profissional atuando na área".

Segundo Camila, Intérprete de Libras e facilitadora da atividade, as práticas realizadas exploravam as expressões faciais e corporais de maneira que possibilitava aos participantes um estudo de si e do próximo, enquanto agentes da comunicação não verbal. Foram trabalhados exercícios de percepção visual como Classificadores e Sinais Icônicos, elementos gramaticais da Libras e ótimos recursos para quem necessita se comunicar com pessoas com surdez. Abordou-se também características da comunicação não verbal relacionadas ao cotidiano e que por vezes são passadas por despercebidas e que são fundamentais para uma leitura mais completa a profunda do comportamento humano.