Projeto de extensão em música do IFMT – Campus Alta Floresta realiza curso online para a comunidade durante a pandemia

Publicado por: Reitoria / 27 de Maio de 2021 às 07:04

O projeto de extensão "Cyber Música Poesia" encerrou suas atividades neste semestre e realizou, durante a pandemia, uma série de encontros online com artistas convidados e participantes de diferentes localidades do estado de Mato Grosso e regiões do país para partilharem conhecimento sobre música. Ao todo, foram 18 encontros, realizados na plataforma do Google Meet, que propiciaram aos participantes aprendizado, vivência e encontro com a música e sua relação com variados temas da sociedade.

O curso de extensão, que ocorreu de forma online e gratuita nas quintas-feiras, abordou diferentes temáticas, conduzidas por músicos colaboradores (convidados) em parceria com a coordenadora do Projeto, Renata Cristina dos Santos.

Entre os ministrantes, estiveram presentes o músico trombonista, Alaecio Martins, da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), falando sobre a identidade nacional na música brasileira. A regente do Coral da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Juventude e Professora de Música do Instituto Casa da Cultura, Rainiery Miranda de Abreu Leitzke, orientou os participantes em seus primeiros passos no estudo da teoria musical.

A musicista e professora do município de Cuiabá,  Josi Crispim, deu continuidade ao conteúdo de teoria e prática musical ao longo do curso. A fonoaudióloga, pianista e professora do IFMT - Campus Cuiabá, Cristiane Puertas, trouxe a temática sobre música e voz artística. O professor de Artes, Eduardo Machado, do IFMT - Campus Alta Floresta, fez uma interface entre performance e música. E a professora do Departamento de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Divanize Carbonieri, falou sobre música e poesia, explicando sobre diferentes aspectos que envolvem as letras das composições musicais.

Sobre Música Indígena, o projeto contou com a participação e colaboração dos indígenas: Vanda VilasBoas e Silvano Chue Muquissai, da etnia Chiquitano e Márcia Wayna Kambeba, da etnia Omágua/Kambeba, que falaram sobre música indígena na perspectiva de seu povo.

Marcia Kambeba enfatizou que muitos ritmos brasileiros têm referência na music alidade indígena, embora exista uma negação da sociedade brasileira sobre isso. O projeto finalizou seu ciclo de encontros com o músico André Coruja, que transita entre Belém (PA) e Cuiabá (MT), e que trouxe a temática sobre música e empreendedorismo.

Para Josi Crispim, que também é Conselheira Municipal de Política Cultural em Cuiabá, “tendemos a imaginar que no interior as coisas são sempre aquém as atividades da capital, mas o projeto de extensão "CyberMusicaPoesia" mostrou que o norte do estado está muito bem representado. Foram três encontros em que vivenciei ricas trocas culturais, cheias de experiências poéticas e musicais. Em meio a pandemia posso dizer que o projeto foi um alento aos corações angustiados com as incertezas do amanhã de uma pandemia que não passa", enfatizou a musicista.

A coordenadora do Projeto, ficou satisfeita com o resultado alcançado e disse não ter dúvidas que o intercâmbio proporcionado no curso contribuiu muito com a formação musical dos participantes, constituindo laços e trocas musicais para além dos encontros online.