2°Encontro do projeto interdisciplinar “Ensino Humanos na Ciência”

Publicado por: Campus Alta Floresta / 16 de Outubro de 2017 às 11:22

O 2°Encontro do projeto interdisciplinar “ Ensino Humanos na Ciência” com o tema Nazismo e Fascismo, aconteceu no dia 06 de outubro de 2017 às 14h30 no Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Alta Floresta. Iniciou-se com uma dinâmica que procurou retratar um modelo de relação social vivenciado no regime nazista alemão, aos moldes de uma estrutura hierárquica que não permite a liberdade de expressão individual.

A atividade denominada “Dinâmica do Cego” consistiu na organização de grupos previamente distribuídos e organizados pelos responsáveis do projeto, os professores Eduardo Machado, Maria Oseia Bier, Fernanda Silva, Elie Ivanoff com o apoio do professor Marcelo Bruno e dos representantes do Grêmio Estudantil, que definiram um líder para cada grupo. Cada líder deveria cuidar de seu grupo para percorrer um trajeto, em fila e usando máscaras, de acordo com a perspectiva de uma liderança autoritária. Com a dinâmica, visamos demonstrar semelhanças com ações do regime nazista e fascista como intolerância, autoritarismo, falta de liberdade de expressão e supressão das individualidades. Após a dinâmica, iniciamos uma discussão sobre as percepções dos participantes e depois sobre o que foi o sistema sociopolítico do nazismo e fascismo e como se instaurou em determinados países, como a Alemanha e Itália na primeira metade do século XX. Vemos que ações intolerantes contemporâneas nos fazem lembrar dessa época. Chamamos à atenção para os aspectos que lembram ações fascistas em vários lugares, de diversas formas, inclusive no Brasil. Por exemplo, censura midiática ou apresentar somente um único lado da moeda de determinados assuntos, são situações que podem remeter ao fascismo.

Nosso intuito foi relembrar as tantas atrocidades ocasionadas aos seres humanos por estes sistemas sociopolíticos, o holocausto judeu é o caso mais exemplar. Destacar a importância dos direitos humanos via Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada após a segunda guerra mundial em 1945, é de suma importância. Por isso, concluímos nossa atividade relembrando os motivos da elaboração desta declaração, isto é, as violações aos direitos e os horrores cometidos contra pessoas que apresentassem alguma diferença daquela considerada ideal pelos regimes nazistas e fascistas. Ainda hoje se faz necessário lembrar o art. 1º que declara “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Por Yuri Santos, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Nível Médio do Centro de Referência de Paranaíta e Fernanda Silva Professora de Sociologia do IFMT- Campus Alta Floresta.