Cerca de 120 alunos e 40 professores dos campi Alta Floresta, São Vicente, Juína, Confresa, Campo Novo de Parecis, Cuiabá, Bela Vista, Cáceres, Primavera do Leste, Diamantino e Rondonópolis participaram de 22 a 25 de agosto, no Campus Cuiabá - Bela Vista, da Maratona Células Empreendedoras IFMT.
O projeto Células Empreendedoras Mato Grosso compreende um conjunto de atividades baseadas na metodologia Células Empreendedoras visando o fomento de um ecossistema de empreendedorismo abrangendo três instituições públicas de ensino superior do Estado do Mato Grosso (IFMT, UFMT e Unemat), uma universidade privada (Univag) e as escolas técnicas estaduais com a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec).
As maratonas são cursos em forma de competição (gamificação) voltados a formação dos empreendedores e troca de conhecimentos entre os diversos atores do ecossistema. Espera-se como resultado das maratonas várias startups modeladas com ideias de alto valor agregado, equipes motivadas a transformá-las em negócios, e parcerias estabelecidas entre todos os atores do ecossistema presentes.
IFMT - Campus Alta Floresta foi representado pelo aluno Jean Lucas Neves dos Santos, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Nível Médio, onde o mesmo pertencia a uma equipe com mais 6 (seis) alunos, sendo eles: Itamar Fernandes da Silva Junior e Neide Gomes Mateus do Campus São Vicente, Eduarda Xavier da Silva, Talita Caroline dos Santos Lube, Emanoelly Leal de Paula, Gedeone Brandão Modesto Junior do Campus Diamantino. Durante a maratona, a equipe procurou fomentar na problemática enfrentada por grande parte das ONG´s - Organizações Não Governamentais Brasileiras, a respeito das dificuldades em arrecadar recursos e captar voluntários para execução de serviços sociais, surgindo assim o “Conecta Social”, uma plataforma online que permite o cadastramento e a conexão entre as ONG´s e voluntários, bem como a doação de recursos para as organizações do terceiro setor.
No 1º dia de maratona as 23 (vinte e três) equipes de diversos Campus tinham que delimitar um problema existente na sociedade e apresentar o mesmo em 1 (um) minuto. Destas 23 (vinte e três) equipes somente 10 conseguiram passar para a próxima fase, que consistia na busca da resolução do problema delimitado. Neste sentido, o 2º e 3º dia foi orientado na estruturação de um modelo de negócio (canvas), bem como na sua validação deste, onde a equipe buscava apresentar as atividades-chave, parcerias-chave, proposta de valor, relação com o cliente, canais, estrutura de custos, fontes de renda, segmentos do mercado. No 4º e último dia, cada equipe tiveram aproximadamente 5 (cinco) minutos, para apresentação para uma banca de jurados, formada por consultores, representantes do governo e atores relevantes do ecossistema local e nacional.
Das 10 startups que venceram a 1º etapa da maratona, o “Conecta Social” ficou em 4º lugar no ranking geral, conseguindo assim passar para a 3º etapa do programa, intitulada “Living Lab”, onde será realizada mentorias onlines e presenciais por 2 (dois) meses, buscando assim, construir e viabilizar soluções reais para os problemas delimitados no 1º dia da maratona.