Alunos do IFMT - Campus Alta Floresta do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Nível Médio, realizam visitas técnicas às propriedades rurais e empresas do setor agrícola.

Publicado por: Campus Alta Floresta / 30 de Outubro de 2017 às 16:21

Nos últimos meses, as turmas do segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Nível Médio, participaram de diversas visitas técnicas, sob a orientação da professora Soraia Olivastro Teixeira, à empresa Suprema Máquinas, em Alta Floresta – MT, e às propriedades Sítio Buritis e Estância São Lucas, na Comunidade Ouro Verde e em Carlinda, respectivamente.

No dia 04 de maio, a visita ocorreu no evento Case IH Farm Show promovido pela empresa Suprema Máquinas, com a exposição de diversas máquinas e implementos agrícolas. De acordo com o Gerente, Rudi Olivastro Teixeira, “a iniciativa de fixar um stand da marca, simultaneamente à realização do maior evento de máquinas (Agrishow) do Brasil que ocorreu em São Paulo, é permitir que os proprietários e alunos das áreas agrícolas possam adquirir maior conhecimento técnico e realizar testes drive nos nossos maquinários”.

Na visita os discentes puderam observar as diferentes linhas de tratores e colhedoras da Case IH que são comercializadas no município de Alta Floresta – MT, principalmente com a inicialização da expansão do setor agrícola, com o cultivo de soja, arroz e milho.

No dia 30 de setembro a visita foi realizada nas dependências da empresa Suprema Máquinas, com intuito de demonstrar as regulagens e manutenções dos pulverizadores. O Engenheiro Agrônomo Cleverson Meurer relatou aos futuros Técnicos em Agropecuária as maiores dificuldades no momento de realizar a aplicação de produtos fitossanitários, bem como as medidas preventivas que devem ser realizadas antes de iniciar o manejo químico. Além disso, os discentes realizaram as diferentes etapas da regulagem do pulverizador de barra curta, implemento esse bastante utilizado nas atividades pecuárias do município.

Dia 14 de outubro a visita ocorreu na propriedade Sítio Buritis na Comunidade Ouro Verde, localizada a 25 km do município de Alta Floresta – MT. O filho do proprietário, Denis Ferreira Egewarth, acadêmico do Curso de Bacharelado em Zootecnia do IFMT - Campus de Alta Floresta recebeu os discentes com intuito de demonstrar o implemento adaptado pelos proprietários do imóvel rural. O mesmo tem a função de realizar o revolvimento do solo e a aplicação e cobertura das sementes de forrageira de maneira simultânea.

Na propriedade os discentes também tiveram a oportunidade de realizar a regulagem do implemento, com a aplicação das informações vistas em sala de aula. Dessa forma, a integração do saber teórico e prático é essencial tanto para os estudantes bem como para os proprietários rurais.

A última visita foi realizada no sábado do dia 21 de outubro, na Estância São Lucas do proprietário Nelson Obuti, localizada a 16 km do município de Carlinda – MT. O filho do proprietário, Lucas Matsuo Obuti, acadêmico do Curso de Bacharelado em Agronomia da UNEMAT, Campus de Alta Floresta demonstrou a importância de realizar a adequada correção do solo para o cultivo de espécies agrícolas e forrageiras. Os discentes puderam realizar a regulagem do distribuidor de calcário por meio de cálculos e tabelas, bem como, alguns tiveram a oportunidade de pilotar o trator e realizar o processo de calagem na área delimitada.

Para a professora Soraia Olivastro Teixeira, da disciplina de Máquinas e Implementos Agropecuários, “a visita técnica realizada pelos discentes possibilitou uma enorme experiência, devido promover o contato direto com o meio agrícola, bem como observar os diferentes modos de produção e infraestruturas rurais presentes nos municípios. Além disso, os discentes tiveram a oportunidade de realizaram regulagens de implementos agrícolas, como: grade aradora, grade niveladora, pulverizadores, distribuidores de insumos e semeadoras. Diante disso, posso afirmar que as visitas técnicas foram de fundamental importância para o crescimento educativo e profissional dos discentes”.