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Alunos do IFMT - Campus Alta Floresta dos cursos Bacharelado em Administração e Tecnologia em Recursos Humanos participam de Evento em Cuiabá - MT

Publicado por: Campus Alta Floresta / 25 de Outubro de 2017 às 10:41

Nesta última quinta e sexta-feira, dia 19 e 20 de outubro, as turmas dos Cursos Bacharelado em Administração e Tecnólogo em Recursos Humanos do Campus Alta Floresta participaram do 1º Fórum de Educação Empreendedora e também 2º Fórum de Relações Internacionais, no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá - MT, acompanhados pelos professores Ednei Isidoro, Eduardo Machado e Luzia Avance.

O evento teve como objetivo estimular os alunos para inciativas empreendedoras. Representantes da Secretaria Municipal de Educação e do SEBRAE deram início ao evento discutindo sobre Diversidade de Economias. O empreendedorismo torna-se cada vez mais necessário para as soluções da problemática social, grande exemplo disso são as startups que vem sendo desenvolvidas nos eventos educacionais, como ocorreu em eventos anteriores de mesmo seguimento organizados pelo SEBRAE que agora busca cada vez mais a parceria com o Instituto Federal para fomentar e desenvolver esses projetos. Ana Clara Capistrano, aluna no Instituto Federal – Campus Avançado de Diamantino que participou dos eventos de sturtups afirmou que o evento trouxe pra os alunos um conceito gigantesco de como empreender, “graças ao empreendedorismo temos mais foco, temos planejamento, temos uma rede de networking maior que proporcionou o amadurecimento do grupo de trabalho”, concluiu.

Marilene Carvalho (Professora e Servidora Municipal da Secretaria de Educação) destacou a importância da Economia Solidária e sua relevância no cunho social. Para ela, é importante a realização de práticas laborais na economia solidária, principalmente para pessoas desempregadas, que podem fazer da prática sua principal atividade de renda.

Edicleide Andrade Nobre (Representante do SEBRAE) falou sobre as Incubadoras de Empresas que se desenvolveram bastante na nossa região nos últimos 10 anos. Explicou como funciona e como o número dessas empresas vem aumentando visto a parceria com as instituições educacionais. O Instituto Federal pronunciou-se afirmando que em breve sairá o edital para a regulamentação e inscrição do projeto. Edicleide definiu as Incubadoras de Empresas como uma instituição que tem o objetivo desenvolver uma ideia inovadora para inseri-la no mercado, ou orientar empresas já existentes com ideias e propostas de mercado singulares.

A palestra sobre o tema “Caso de Sucesso Empresa Incubado pela Ativa” em pauta não foi realizada em função do falecimento do casal proprietário da empresa, relatou Edicleide Andrade Nobre.

O primeiro dia de palestras do 2º Fórum de Relações Internacionais do IFMT começou com o tema “Education USA”. “O Education USA é a fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos, que possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação, afiliado à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado Americano.”, que abordou as oportunidades de estudos oferecidas por escolas e universidades americanas de intercâmbios internacionais nos Estados Unidos, ressaltando que os alunos empreendedores já estejam preparados (passaporte, visto, e outros requisitos) para quando surgirem as vagas. Em seguida foi realizado um desafio de dança dinâmico no qual 2 alunos ganharam uma consultoria com com a Diretora Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT, Sônia Regina Guimarães, resultado da pró-atividade e ousadia dos alunos. O “Talk Show China”, abordou a missão técnica à China e o projeto de implantação do Mandarim nos IFs, com as parcerias (enviando e recebendo alunos) no intuito de aprender o idioma chinês e ensinar em troca o português. Os representantes da Polícia Federal finalizaram falando detalhadamente sobre passaportes, que pode ser solicitado no site: www.pf.gov.br/serviços-pf/passaporte, documentos necessários, tipos de passaporte e os erros mais comuns na hora da solicitação.

A abertura oficial do evento ocorreu aproximadamente às 18hrs, como previsto no cronograma, em sequência o palestrante Edson Grandisoli (Biólogo e Empreendedor Socioambiental pela USP, Professor de Educação e Sustentabilidade, Diretor Educacional da Reconectta e Escola da Amazônia), palestrou sobre a “Educação Para a Sustentabilidade” ressaltando os desafios, olhares e práticas sustentáveis. A palestra abordou muito bem como o empreendedorismo e a sustentabilidade andam lado a lado com a criatividade frente aos problemas socioambientais.

O repórter Caco Barcellos (Jornalista, Repórter de televisão e escritor, especializado em jornalismo investigativo) falou sobre o seu trabalho empreendedor mais conhecido, o programa de TV “Profissão Repórter”. Empreendedor pelo seu formato que mostra os diferentes ângulos sociais da mesma notícia, e por ter a equipe de jornalismo formada por jornalistas sem nenhuma experiência, “isso é o requisito básico”, completou.

O segundo dia do evento (20 de outubro), começou falando sobre “Startups”, como o número desse tipo de empresa tem aumentado nos últimos anos pelo baixo custo (quase zero na maioria das vezes), e facilmente automatizados, voltadas para soluções sociais. E não poderia ficar de fora o “Marketing Digital” muito utilizado na formação das startups e permeado por ela (aplicativos de redes sociais), e como ele ajuda na busca pelo público alvo.

“Empresa Juniores” foi o tema seguinte após o intervalo. Um projeto do Instituto Federal que visa à criação de empresas dentro das instituições dirigidas por alunos voluntários, visando acima de tudo a experiência e aplicabilidade de ideias inovadoras. O tema foi encerrado com o “Caso de Sucesso Empresa Junior” na área de TI, atualmente com grandes investimentos e uma história de muito sucesso.

O segundo dia de palestras do 2º Fórum de Relações Internacionais do IFMT foi marcado pela abordagem das empresas AFS – Intercultura Brasil e Rotary Club com o projeto Rotary Intercâmbios. A AFS tem com objetivo maior a conexão de culturas, com bolsas integrais e parciais com os melhores custos do mercado de intercâmbios, já o Rotary (associação sem fins lucrativos) possui a maior quantidade de países possíveis de intercâmbios, por ser uma organização filantrópica presente em 210 países que tem como pré-requisito: ser jovem de 15 a 18 anos e ser estudante de escola pública. O Rotary oferece intercâmbios de curta e longa duração.

Os temas “Visto Americano” e “CRDE – Centro de Recursos Didáticos em Espanhol” foi palestrado por Areta Ulhana Galat - Formada em Letras Inglês/Português pela PUC/PR, especializada em Língua Inglesa e Mestrado em Inglês como segunda língua pela Universidade de Illinois nos Estados Unidos, é coordenadora de Relações Internacionais da FAE - Centro Universitário de Curitiba/PR e responde pelo escritório Education USA, no qual foi pioneira como representante no Brasil. A Education USA é uma instituição que funciona com uma ponte entre o Brasil e os Estados Unidos trazendo as informações oficiais para os estudantes brasileiros. Areta falou sobre alguns problemas que podem ocorrer no processo de requerimento do visto e cuidados que devem ser tomados em todo o processo, falou também resumidamente sobre o apoio que o CRDE estende aos interessados em intercâmbios para a Espanha, e os projetos que fomentam o estudo do espanhol em parceria com a SEDUC.

Areta Ulhana Galat prosseguiu brilhantemente com a sua principal palestra com o tema “Empreendendo Fora do País”, e falou das oportunidades internacionais, como funcionam na prática e requisitos importantíssimos como: carta de recomendação, serviço social voluntário, talento e outros. Ressaltou que o 33º escritório da Education USA representado por ela foi implantado dentro do Instituto Federal. Em entrevista perguntamos a ela se o número de bolsas tende a aumentar, diminuir ou manter-se conforme os processos, investimentos e crise na educação brasileira? Areta diz que se mantém ou aumenta com certeza, acredita que interfira mais para o Brasil do que para os outros países, pois as universidades internacionais já possuem em seu planejamento estratégico a entrada de alunos internacionais, o aluno internacional faz parte do programa deles (universidades internacionais) e eles estabelecem metas, geralmente entre 10 e 20% do corpo discente das universidades é formado por alunos estrangeiros. E que havendo queda do número de intercambistas, haverá aumento das oportunidades para fechamento da meta de diversas formas, completou ela.

Clóvis de Barros Filho (Jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicação e Artes da USP) encerrou as palestras com suas sábias palavras acerca do tema “A vida que vale a pena ser vivida” título de seu livro em parceria com Arthur Meucci, ele deixou o caminho das pedras para empreender na vida. Sim, na vida que merece ser vivida a cada minuto, e não ajustada e terceirizada a todo instante. “Se você chama o trabalho de Happy Hour você é muito mais tempo feliz, do que chamar de Happy Hour apenas os momentos quando o trabalho acaba. Viva de tal maneira a desejar a eternidade daquele instante” disse Clóvis, e como acadêmicos em formação absorvemos essa frase que certamente nunca nos esqueceremos. Em meio ao seu discurso empático e humorado finalizou sua palestra com narrações de sua vida deixando um gostinho de quero mais para a plateia lotada que o aplaudiu de pé por quase 1 minuto e em seguida cantaram-lhe parabéns pelo seu aniversário que ocorreria no dia seguinte.

Para nós alunos, o evento foi de grande importância para a obtenção de know-how e desenvolvimento pessoal, serviu para apurarmos o conceito do que é ser empreendedor e conhecer práticas empreendedoras, sem dúvidas o empreendedorismo irá influenciar daqui pra frente todos os projetos com uma visão diferente. Temos hoje bem como citou Ana Clara Capistrano em entrevista, uma rede de networking maior, e além disso uma visão diferente daquela antes da partida para o evento, acreditamos que para alguns alunos, possibilitou projetos já maquinados em mente e uma nova perspectiva profissional. É irrefutável que estar ali em contato com a expertise de vários profissionais da área nos imergiu no conhecimento prático de forma sinérgica. Por isso esperamos ter mais oportunidades como esta, e contamos com a Instituição para isso.

(Esta matéria foi elaborada pelos alunos Alexandre da Silva Barata – 4º semestre do curso de Bacharelado em  Administração e Glauciane Dias de Carvalho – 1º Semestre do curso de Tecnologia em Recursos Humanos).

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