Alunos do IFMT - Campus Alta Floresta encerram o ano letivo com viagens à Várzea Grande, Cuiabá e Chapada dos Guimarães

Publicado por: Campus Alta Floresta / 9 de Dezembro de 2015 às 14:15

Os alunos do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e do Curso Técnico em Guia de Turismo Subsequente do IFMT – Campus Alta Floresta, realizaram aulas de campo e visitas técnicas nos municípios de Várzea Grande, Cuiabá e Chapada de Guimarães - MT. Entre os locais visitados, destacam-se a Indústria de Refrigerantes “Marajá” em Várzea Grande e pontos referenciais, culturais e históricos de Cuiabá e Chapada de Guimarães.

Sob a orientação dos professores Fabrício R. Del Giúdice (professor de Turismo), Joana Rodrigues M. Leite (Língua Portuguesa e Inglesa), Júlio César dos Santos (História – Diretor do Campus), Luiz Carlos dos Santos (Administração e Coordenador do Curso de Administração), Marcelo V. Goldani (História), Iracema P. R. da Anunciação (Informática), Flávio A. L. Alves (Geografia) e Anelise Polachini (Português e Espanhol), os alunos cumpriram diversas atividades pedagógicas distribuídas em três viagens realizadas no período entre 14/11 e 06/12. O projeto foi desenvolvido e executado pelo IFMT – Campus Alta Floresta com apoio irrestrito de todos os setores.

A visita técnica à Indústria de Refrigerantes “Marajá” oportunizou a verificação in loco da aplicação das teorias ensinadas no curso de Administração, com um direcionamento multidisciplinar, especialmente focado na gestão de projeto que, segundo Maximiano (2010), a gestão de projeto é vista como um empreendimento ou um esforço planejado, que deve entregar um resultado singular; e todo bom projeto deve ser realizado por recursos organizados de forma também singular, dentro de restrições de prazo e custo, enfatizando o controle aos resultados propostos e alcançados.

Os alunos também conheceram as instalações do Campus Bela Vista, onde foi feito um breve relato histórico do Campus e do IFMT, enfatizando a importância para o desenvolvimento educacional da Capital e do Estado. Ainda visitaram a 31ª Bienal de Artes de São Paulo Itinerante exposta no Palácio da Instrução em Cuiabá e o Centro Geodésico da América do Sul, cuja determinação foi mais um trabalho do valoroso Marechal Cândido Rondon, a quem Mato Grosso deve suas mais precisas cartas geográficas. Também visitaram o Mercado do Porto, o Museu do Rio Cuiabá, Aquário Natural, Museu da Caixa D´água Velha e o Museu Histórico de Mato Grosso – da Colônia à República, além das igrejas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, e a Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

No segundo dia de programação seguiam para a empresa Chapada Aventura, em Chapada dos Guimarães, onde participaram de atividades de grupo, treinamento vivencial, ecoturismo e aventura. Então retornaram à Alta Floresta, com feedback positivo, gerando a certeza de objetivos plenamente alcançados. A presente iniciativa, já agregada ao projeto pedagógico dos cursos do IFMT – Campus Alta Floresta, busca aproximar as teorias estudadas em sala de aula no ambiente escolar, das práticas administrativas e organizacionais, o que se apresenta de grande valia para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem