Alunos do IFMT – Campus Alta Floresta são convidados para participar da VIII Jornada de Foguetes em Barra do Piraí – RJ

Publicado por: Campus Alta Floresta / 12 de Janeiro de 2016 às 08:38

Ao término do ano letivo de 2015, os alunos Wallison Kauy Lustosa Alves, Bruno Winter Krause, Leonardo de Oliveira Gonçalves Vieira e João Vitor Marques Lima do IFMT – Campus Alta Floresta, bem como o professor responsável Marcelo Luiz da Silva, receberam o convite para participarem da VIII JORNADA DE FOGUETES, que acontecerá entre os dias 01 e 04 de fevereiro de 2016 em Barra do Piraí – RJ.

O bom desempenho da equipe, que alcançou o melhor resultado em lançamento de foguetes de garrafa PET (entre 120 e 139,99 metros) na I Mostra de Foguetes realizada no IFMT - Campus Alta Floresta e também, a obediência às regras de segurança e demais orientações dadas aos participantes da IX Mostra Brasileira de Foguetes, garantiu ao grupo o convite para participarem do evento.

No período de férias escolares os alunos realizaram novos testes com o objetivo de alcançar melhores resultados.

Jornada de Foguetes

A Jornada de Foguetes é um evento que reúne cerca de 100 equipes de alunos do ensino médio que lançaram seus foguetes o mais distante dentre aqueles alunos do ensino médio e participante da Mostra Brasileira de Foguetes.

Mostra Brasileira de Foguetes

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA.

Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem duas fases e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo 3 (três)alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

I Mostra de Foguetes do IFMT – Campus Alta Floresta

A I Mostra de Foguetes do IFMT – Campus Alta Floresta, aconteceu no dia 04 de maio de 2015 e contou com a participação de 110 alunos do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, divididos em 28 grupos.
Durante o evento foram realizados mais de 60 lançamentos de foguetes de garrafa PET, que colocaram em prática os assuntos abordados em sala de aula e as práticas incentivadas durante a oficina de bases de lançamento e foguetes. Vale ressaltar que os alunos foram instigados a fazerem melhorias e testes em seus protótipos após realização da oficina.

Durante o evento, o público presente pode constatar o empenho dos estudantes, o que levou a uma disputa acirrada pelas primeiras colocações.
O campeão da I Mostra foi o grupo Omega (ALF2) composto pelos alunos Wallison K. L. Alves, Leonardo O. G. Vieira, Bruno W. Krause e João V. M. Lima, com o alcance de 127,30m. Seguidos do grupo Apollo 11 (ALF2) composto pelas alunas Bruna N. Oliveira, Daiane M. Capiche, Leticia M. Silva e Jackeline M. Silva, com alcance de 95,76m e do grupo Two Bylla (ALF1) composto pelos alunos Gisandro G. Zaura, Vitor A. Silva, Juan W. Gilio e Gabriel M. Costa, com alcance de 94,45m.
A I Mostra de Foguetes do IFMT - Campus Alta Floresta faz parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).