O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio dos campi Alta Floresta e Rondonópolis apresentou ao Ministério da Educação um projeto para viabilizar a produção de álcool 70% em gel, para prevenção à covid-19. A boa notícia, divulgada na imprensa de Alta Floresta nesta sexta-feira (20), foi confirmada pelo diretor do campus daquele município, Júlio César dos Santos.
A iniciativa, que aguarda a aprovação do Ministério da Educação e a consequente liberação de recursos, além da autorização da Polícia Federal e da Vigilância Sanitária, possibilitará a produção de 10 mil litros de álcool 70% em gel, por campus participante.
"No momento, o nosso principal desafio é a falta de insumos para a produção pois os reagentes estão em falta no mercado. Então nossoS professores químicos estão trabalhando, pesquisando alternativas de reagentes para que possamos produzir esse material", explicou o diretor.
A produção poderá auxiliar o atendimento à demanda crescente pelo álcool em gel, que poderá ser disponibilizado aos hospitais das regiões próximas a cada campus e também distribuído à população local.