Campus Alta Floresta marca presença no 3º JIFMT em Tangará da Serra

Publicado por: Campus Alta Floresta / 22 de Junho de 2016 às 14:03

Aconteceu de 12 a 17 de junho de 2016 o maior evento esportivo já realizado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com a participação de 19 Campi com mais de 1.000 alunos competindo em 11 modalidades. O Campus Alta Floresta marcou presença pela primeira vez no JIFMT, levando uma delegação composta por 7 servidores e 45 alunos participantes de 7 modalidades. Do ponto de vista esportivo o saldo foi totalmente positivo, onde o Campus foi campeão no revezamento 4x400 feminino e no lançamento de dardo e disco feminino, vice campeão no tênis de mesa masculino e feminino, no revezamento 4x400 masculino, no voleibol feminino, 400 m rasos feminino e no arremesso de peso feminino, além de garantir um terceiro lugar no tênis de mesa feminino. Somados estes pódios a outros resultados, totalizou a classificação em 11 provas para a etapa Centro-Oeste na capital Cuiabá em outubro.

O chefe da delegação, professor Alvaro Braga de Moura Neto, disse que “em relação ao desenvolvimento educacional o esporte quando utilizado como instrumento pedagógico estimula além da integração social, aspectos éticos e morais, do ponto de vista cognitivo as tomadas de decisões, o raciocínio lógico e estratégia, a autogestão, disciplina e responsabilidade nos treinamentos, espírito de grupo e vida saudável além é claro da riqueza cultural adquirida”, e completou  “o IFMT incentiva o esporte participação em detrimento da competição apenas, e é por isso que nossas equipes, ganhando ou perdendo, saem sempre felizes de qualquer evento esportivo, pois temos como objetivo mostrar que estar em quadra já é uma vitória. Que venham os JIF's etapa Centro-Oeste com participações dos Institutos Federais de Brasília, Goiás e Mato Grosso do sul!”

Eziele Barbosa Lima, aluna do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, contou que a participação no JIFMT foi uma grande experiência e que pretende participar mais vezes. Ela que ganhou duas medalhas de ouro em diferentes provas no Atletismo disse que o que mais marcou para ela no 3º JIFMT foi participar dos jogos sem presenciar ou sofrer discriminação e racismo. “Em 6 dias há muita história para contar, mas estar entre novos talentos do esporte, fazer novas amizades e garantir a classificação para a etapa Centro-Oeste foi realmente maravilhoso”.

O Chefe do Departamento de Ensino, Marcos Peixoto, disse que foi uma “experiência gratificante diante do empenho e dedicação dos nossos discentes e servidores, além da interação com os outros Campi.”

Para uma das Assistentes Técnicas que acompanharam os alunos, Camila Lisbôa, o que fica como lição é o trabalho em equipe, a confiança uns nos outros, a aproximação entre as turmas; “o JIFMT serviu também para motivar os alunos e desde já há uma expectativa para os próximos jogos e já vejo os bons reflexos disso no Campus.”

A delegação do Campus Alta Floresta contou com o apoio também dos professores Julio César dos Santos (Diretor Geral), Flávio Alves, Hélio Gondim e Amanda Loiola Carvalho.

Confira mais fotos do III JIFMT: https://www.facebook.com/jifmt2016/photos/?tab=album&album_id=1613383315651891

Marcadores: jifmt iii-jifmt