Dia 18 de maio é o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Durante a semana, foram desenvolvidas pela equipe de Assistência Estudantil do IFMT – Campus Alta Floresta e Centro de Referência de Paranaíta, mobilizações e intervenções destinados a tratar deste grave problema.
A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e lembra um violento crime sexual que aconteceu em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, contra uma menina de apenas oito anos, conhecido como "Caso Aracelli". Os criminosos nunca foram responsabilizados. O marco é uma conquista na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes de todo o país. Alguns avanços, inclusive, já foram alcançados, como o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, cuja implantação é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios. Mas ainda há muito a ser feito, e o "Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes" deve unir esforços de todos para que a sociedade brasileira desperte para o tema e participe das ações de enfrentamento.
A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) por meios dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e CREAS (Centro de Referência Especial de Assistência Social), iniciaram diversas ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, abrindo a semana da campanha “Faça bonito”. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009, e o que era para ser apenas uma campanha, tornou-se o símbolo da causa a partir de 2010.
Dentre as atividades desenvolvidas no Campus realizou-se com 158 alunos dos 1º Anos dos cursos Técnicos em Administração e Técnicos em Agropecuária Integrados ao Ensino Médio debate, intervenção e exposição de documentário, uma iniciativa da Psicóloga do Campus, Priscila Ferrari Paulino, com o objetivo de promover reflexão e enfrentamento ao problema não somente de maneira preventiva e orientativa, mas também convidando os jovens a fazerem parte desta mobilização social, instigando-os a se atentarem a esta realidade.
Entre os dias 16 a 18 de maio foram também incitados alunos dos 2º e 3ª Anos dos cursos Técnico em Administração e Agropecuária, Técnico em Logística e Bacharelado em Administração e Zootecnia através de cartazes e chamadas da campanha, expostos no rol de entrada do Auditório do Campus e nas salas de aula. Houve participação em passeata no centro da cidade envolvendo outras escolas e órgãos responsáveis pela campanha “Alta Floresta Faça Bonito”.
No dia 06 de junho está prevista palestra referente ao tema promovida pelo CRAS a toda comunidade acadêmica.