CAMPUS ALTA FLORESTA PARTICIPA DO I CEPEX EM RONDONÓPOLIS

Publicado por: Campus Alta Floresta / 1 de Setembro de 2017 às 10:18

Nos dias 24 e 25 de agosto, foi realizado o I Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão do Campus Rondonópolis. O evento que ocorreu nas dependências do IFMT, além dos servidores e alunos do Campus Rondonópolis, contou com a participação de outros campi, de alunos e professores de outras instituições de ensino do estado, além da presença do Reitor do IFMT, William de Paula, dos Pró-reitores de Pesquisa, Wander de Barros e Extensão, Marcus Taques, dos Pró-Reitores de Extensão da UFMT, Tadeu Borges, e da UNEMAT, Anderson do Amaral, além do prefeito da cidade de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio.

O I CEPEX se propôs a ser uma fonte de divulgação dos trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos na região. Os trabalhos apresentados no congresso e as discussões desenvolvidas durante o mesmo, tiveram por objetivo aproximar as instituições de ensino que promovem pesquisa e extensão da comunidade em geral.

O Campus Alta Floresta esteve presente, representado pelos alunos João Vitor Marques Lima e Jean Pablo Loti Carvalho, do 3º Ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Nível Médio, acompanhados pelo Professor Eduardo Machado e do Coordenador de Pesquisa e Extensão, Flávio Alves. Os alunos, que foram bolsistas do Profº Eduardo, no Projeto Teatro e Raiz, em 2016, participaram do I Simpósio de Iniciação Científica do IFMT Campus Rondonópolis, dentro do CEPEX, que contou com a participação de alunos do Ensino Médio e de cursos superiores diretamente envolvidos com projetos de pesquisa e extensão, através da apresentação de bannner. No Simpósio, apresentaram o Banner " Teatro e Raiz: Memória, Identidade e História de Alta Floresta em Cena"

A abertura do I CEPEX foi marcada pela palestra da Prof.a Dra. Jaqueline Civard, da Universidade Federal de Goiás, intitulada: “A reforma do Ensino Médio e seu impacto na formação inicial” e, entre outras atividades como Oficinas, Mesa-redonda e Feira dos Cursos Técnicos, houve tempo reservado para Apresentações Culturais, das quais podemos ressaltar a participação do Grupo de Teatro da UFMT, Campus Rondonópolis, Recital de poesias, Dança e as apresentações Musicais, orientadas pelo Professor de Artes/Música e Coordenador de Extensão do Campus Rondonópolis, Adergildo Mendes. Os alunos do Campus Alta Floresta foram convidados e aceitaram fazer uma apresentação improvisada na linguagem teatral durante o evento.

Além dos alunos e professores citados, o diretor geral do Campus Alta Floresta também marcou presença no evento, apresentando o seu documentário “Rikbaktsa: Entre Histórias, Relatos e Memórias”, acerca da colonização do norte de Mato Grosso e a influência disso nos povos e terras indígenas.

Na opinião do aluno Jean Pablo Loti Carvalho, o evento foi "inovador e visionário”. O aluno achou Rondonópolis um Campus muito organizado e parabenizou a equipe organizadora e a cidade pela realização da atividade, que classificou como “uma experiência inesquecível". João Vitor Marques Lima diz que o evento contribuiu para o seu crescimento pessoal, pois teve a oportunidade de conhecer novos alunos e suas realidades. Para ele “a organização estava excelente e, em geral, o evento foi incrível". O Professor Eduardo acrescenta que “eventos desse tipo são muito importantes para dar visibilidade às instituições públicas de ensino, como é o caso do IFMT, além de aproximar a comunidade externa às nossas atividades, indo até ela e trazendo-a para dentro da escola. O Campus Rondonópolis está de parabéns pela iniciativa e pelo sucesso que foi o I CEPEX. Vale destacar a hospitalidade com a qual nos receberam. Que o evento tenha vida longa”.