Campus Alta Floresta realiza capacitação com a temática "Violência doméstica e abusos sexuais, como posso ajudar?"

Publicado por: Campus Alta Floresta / 20 de Agosto de 2021 às 21:16

O IFMT – Campus Alta Floresta, em parceria com a psicóloga Léia Ribeiro de Morais, Coordenadora do Programa FICAI-SME de Alta Floresta, e a Doutora Laís Liane Resende, Promotora de Justiça Titular da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Alta Floresta, realizou hoje (20/08/2021) uma roda de conversa com os trabalhadores do Campus sobre o tema Violência Doméstica e Crimes Sexuais.

A violência, em todas as suas formas, é frequente na sociedade. Reflexos das questões sociais, ela perpassa a sala de aula. Em muitos dos casos, o comportamento do aluno - rebelde, indisciplinado, sem compromisso, desatento, com dificuldade de aprendizagem, sono etc. - pode indicar uma possível vítima de atos violentos.

Para entenderem melhor esse universo e com a explanação das profissionais, os servidores tiveram a oportunidade de se aproximar desse comportamento de violação de direitos e despertarem um olhar mais perceptivo e sensível aos casos de violência no ambiente escolar.

Os objetivos da capacitação foram: aprender a identificar sinais de violência, como acolher e agir de forma adequada em possíveis casos identificados nos estudantes.

O esforço do IFMT – Alta Floresta é o de melhorar, cada vez mais, o atendimento aos nossos estudantes e familiares, promovendo um ambiente escolar acolhedor e inclusivo.