Nos dias 17, 18 e 19 de setembro a equipe multiprofissional do Setor de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Alta Floresta promoveu ação referente ao Setembro Amarelo, que marca a campanha nacional de prevenção ao suicídio.
O Brasil é o 8º país em números absolutos de suicídio no mundo e a cada 45 minutos uma pessoa tira sua própria vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais, entre eles a dependência de álcool e a depressão. A principal medida preventiva é a educação. A cada ano, a campanha cresce no Brasil e várias atividades estão sendo organizadas, como caminhadas, palestras preventivas, workshops para profissionais da área de saúde e diversos prédios públicos e pontos turísticos estão sendo iluminados com a cor amarela durante todo o mês de setembro.
Globalmente, o suicídio já representa a segunda principal causa de mortes de jovens entre 15 a 29 anos. E este público é mais suscetível ao alto consumo de álcool. Contudo, o cenário pode ser revertido. Daí a importância de falar e debater sobre o tema ser cada vez maior. Por esta razão, a equipe multiprofissional de assistência estudantil, através do médico psiquiatra Dr. Duarte Antônio de Paula Xavier Fernandes Guerra, professor da UFMT - Sinop, oportunizou aos técnicos administrativos e professores uma capacitação a respeito do assunto, preparando os profissionais para lidarem com eventuais casos relacionados ao suicídio e, posteriormente aos discentes, palestra orientativa com o tema: "Saúde Mental". Os discentes puderam compreender melhor o assunto, aprenderam maneiras de prevenir, enfrentar e combater o problema.