A implementação do Grêmio Estudantil do IFMT – Campus Alta Floresta se deu por iniciativa dos alunos dos Cursos Técnicos em Administração e Agropecuária Integrados ao Nível Médio. O primeiro passo foi a realização de uma reunião, a qual ocorreu em abril de 2016, onde alguns alunos que se identificavam com a proposta das entidades de representação estudantil, se uniram para propor aos demais colegas, por meio de uma Assembleia Geral, a instauração de uma Comissão para Elaboração do Estatuto do Grêmio. A comissão foi composta por 9 alunos, dentre os quais está Júlia Fernanda, aluna do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Nível Médio, que afirma que as entidades de representação discente auxiliam para que haja uma educação mais justa, pois garantem os direitos dos alunos, além de os incentivarem a cumprir com seus deveres.
O Estatuto do Grêmio, ou seja, o documento que reúne o conjunto de regras que regem o funcionamento dessa entidade, foi elaborado, em 2016, pela comissão, aprovado em Assembleia Geral e, atualmente, está disponibilizado no site do IFMT – Campus Alta Floresta. O segundo passo para e implementação do Grêmio ocorreu já no início de 2017, por meio da formação de uma Comissão Eleitoral, que foi constituída democraticamente, a partir da manifestação voluntária e conseguinte eleição de um representante de cada turma do Ensino Médio. O trabalho dessa comissão consistia em elaborar e lançar o edital do processo eleitoral, bem como organizar as candidaturas das chapas que concorreriam à posse do Grêmio. Segundo Thaís Carvalho, membro da Comissão Eleitoral, a implementação do Grêmio possibilita que os discentes obtenham mais voz na administração do Campus, expondo suas ideias e opiniões.
Apesar de ampla divulgação, uma única chapa, denominada “Força Jovem”, se candidatou, sendo ela mesma a vencedora das eleições, realizadas no dia 24 de maio de 2017. Formada pelos alunos Beatriz, Letícia, Gadiel, Isamara, Jean, Sara, Mariani, Gabriel, Yuri, Géssica e João Vitor, as principais propostas da chapa consistem em fornecer apoio e verificação sobre coleta seletiva no Campus, buscar espaços em debates de sensibilização política, realizar palestras bimestrais com a psicóloga sobre temas atuais, efetuar a elaboração de um jornal estudantil, conceder apoio a ações culturais, ter participação na instalação e execução da rádio estudantil e criar um Conselho entre gestores e discentes. A posse da chapa ocorreu no dia 23 de junho de 2017 e contou com a participação de todas as turmas de Ensino Médio do Campus Alta Floresta e do Centro de Referência de Paranaíta, exceto da sala noturna do Curso Técnico em Logística Integrado ao Nível Médio - PROEJA, que não pode comparecer devido a outros compromissos.
O momento da posse contou com uma fala de todos os componentes da chapa sobre suas responsabilidades, além de um discurso realizado pela presidente que, em resumo, ressaltou que o Grêmio trabalhará, tendo sempre em mente a importância de lutar pelas necessidades daqueles para quem a escola existe: os alunos.