IFMT - Campus Alta Floresta recebe visita de Pesquisadores Internacionais

Publicado por: Campus Alta Floresta / 8 de Março de 2023 às 19:31

No dia 07 de março, uma equipe formada pelos professores e pesquisadores Alexandre de Azevedo Olival (NAFA/UNEMAT) e Carolyn Petersen, Fernanda de Vasconcellos Barros, Kees Jan van Groenigen, Richard Toby Pennington (Universidade de Exeter/Reino Unido) visitaram as instalações do IFMT - Campus Alta Floresta e do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) do IFMT em Paranaíta, acompanhadas do Diretor-Geral Substituto Professor Flávio Alves, do Coordenador do CVT Professor Lucas Mera, da Chefe do Departamento de Ensino Professora Taís Rosa, da Coordenadora de Pesquisa e Inovação Professora Natália Chaves e do Diretor de Ciência e Tecnologia do Município de Paranaíta Professor Assis Frizon.

O objetivo da visita foi, além de conhecer os trabalhos da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, estudar a possibilidade de instalação de projetos de pesquisa focados no monitoramento de emissão de gases de efeito estufa em diferentes formas de ocupação do solo.

De acordo com o Prof. Alexandre Olival, da UNEMAT de Alta Floresta, atividades como essa permitem construir uma rede de apoio e abrir possibilidades para toda a comunidade acadêmica e para os municípios envolvidos. Nos próximos meses, as equipes de pesquisadores vão se reunir para avaliar a viabilidade de implantação das áreas de estudo e dar prosseguimento às ações em conjunto.

Esta ação faz parte de um projeto de pesquisa entre Instituto Ouro Verde, Universidade de Exeter e Unemat cujo objetivo central é a melhor compreensão dos sistemas agroflorestais e silvipastoris e seu papel no estoque de carbono.