O desenvolvimento das atividades pelos profissionais selecionados será exclusivamente na condição de bolsistas da CAPES pelo Programa UAB
Até o dia 25 de novembro, estão abertas as inscrições para os Processos Seletivos, referentes às classificações e contratações de bolsistas para atuarem na função de Professor Formador nos cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, e Licenciatura em Química, ofertados por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFMT.
Para os professores efetivos do IFMT, a participação no Programa UAB não reduzirá as atividades regulares na sua unidade de lotação. As seleções não implicam em contratações imediatas. Os candidatos classificados serão convocados de acordo com as necessidades apresentadas pelos cursos e períodos de atuação, observando o calendário acadêmico dos cursos.
Para atuar como professor formador da UAB no IFMT, os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos:
a) Possuir a habilitação mínima exigida para participação, conforme descrito no Anexo I do edital.
b) Ter experiência mínima de 01 ano no magistério superior, com titulação de mestrado ou experiência mínima de 03 anos no magistério superior. Para os propósitos deste edital, a atuação no Programa UAB será considerada como experiência no magistério.
c) Ter disponibilidade para cumprir 20 horas semanais de atividades, realizar viagens e atender às necessidades didático- pedagógicas junto aos polos de apoio presencial.
d) Estar disponível para convocações e reuniões de trabalho presenciais ou remotas, previamente agendadas pela Coordenação Geral da UAB no IFMT, Coordenação de Curso ou Centro de Referência em Educação a Distância do IFMT.
e) Participar de curso de capacitação em EAD realizado pelo IFMT antes de assumir a função de professor formador.
Inscrição
As inscrições serão realizadas de 11 até 25 de novembro de 2024, exclusivamente via internet, por meio de formulários eletrônicos disponíveis na página https://processoseletivo.ifmt.edu.br e https://cread.ifmt.edu.br. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para esses Processos Seletivos.
Toda a documentação comprobatória deve ser digitalizada e organizada em um único arquivo PDF para cada item de avaliação solicitado, com tamanho máximo de 10 MB por arquivo.
A documentação exigida para a INSCRIÇÃO:
- Documento de identificação oficial com foto (frente e verso).
- Cadastro de Pessoa Física (CPF).
- Comprovante de vínculo como professor efetivo no IFMT, com descrição do cargo.
- Diploma do curso de Nível Superior. (frente e verso).
- Comprovante de experiência mínima de 01 ano no magistério superior, com titulação de mestrado ou experiência mínima de 03 anos no magistério superior.
Regime de trabalho e remuneração
O regime de trabalho do professor formador é de 20 horas semanais, distribuídas através de 09 horas dedicadas à preparação de materiais, 10 horas de presença online no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para interação com alunos e tutores e 01 hora para participação em reuniões com a equipe de Coordenação, previamente agendadas. E as atribuições a serem realizadas pelos professores formadores, também constam nos editais.
A remuneração do bolsista será feita por meio de bolsa de Professor Formador, de caráter temporário, depositada em conta corrente informada pelo candidato, da seguinte forma:
a) Disciplina Convencional: Bolsa mensal por cada 15 horas-aula, incluindo disciplinas de estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e optativas.
b) Orientação de TCC: Duas bolsas mensais por período para cada grupo de 10 alunos.
c) Pagamento: Condicionado à entrega dos relatórios e diários assinados.
O valor da bolsa será conforme a Portaria Capes n. 33, de 16 de fevereiro de 2023:
- Professor Formador I: R$1.850,00 para profissionais com mais de 3 anos de experiência no magistério superior.
- Professor Formador II: R$1.550,00 para profissionais com mestrado e 1 ano de experiência no magistério superior.
Seleção
As seleções serão conduzidas pela Comissão Permanente de Seleção do Programa UAB no IFMT, em etapa única de análise de qualificações, que serão classificatórias e eliminatórias, com pontuações de 0 a 100 pontos. As pontuações serão atribuídas com base nos documentos referentes à Titulação (T), Experiência Profissional (EP), Capacitação e Desenvolvimento (CD). A soma dos pontos definirão as classificações finais. Os Quadros de Vagas e suas Especificações estão presentes em anexos nos próprios editais.
Serão considerados apenas os documentos enviados de forma digital e dentro dos prazos especificados nos editais. Documentos ilegíveis, incompletos, ou com dúvidas quanto à veracidade serão desconsiderados, e a pontuação referente a eles serão zeradas.
Classificações e resultados
As classificações seguirão as ordens decrescentes das pontuações para o preenchimento das vagas. As notas finais gerarão duas listas de classificação: uma para professores efetivos do IFMT (lotados nos campi e Reitoria) e outra para professores externos.
Os Resultados Preliminares serão publicados no dia 12 de dezembro de 2024. As aprovações e classificações finais dos candidatos serão oficializadas pela Reitoria do IFMT e divulgadas na página https://processoseletivo.ifmt.edu.br e https://cread.ifmt.edu.br.
Dúvidas e informações referentes aos processos seletivos poderão ser encaminhadas para o endereço de e-mail selecao@uab.ifmt.edu.br.