As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas do dia 18 de novembro a 15 de dezembro de 2024
A partir do dia 18 de novembro de 2024, estarão abertas as inscrições para o Curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, na modalidade a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES.
Serão ofertadas 3.750 vagas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMT Campus Tangará da Serra. O processo de seleção para ingresso de discentes no Curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas destina-se a professores(as), técnicos(as) e gestores(as) da Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipal.
O curso será gratuito, com duração de 3 meses, e será oferecido totalmente na modalidade a distância. Com carga horária de 120 horas, incluindo a elaboração do produto final de curso, o período previsto de oferta será no 1° semestre de 2025. Entre os meses de março a junho. Os concluintes do curso receberão o respectivo certificado de conclusão do curso de qualificação.
Inscrição
Até 15 de dezembro, as inscrições deverão ser realizadas de modo gratuito e exclusivamente pela internet. O candidato deverá preencher, eletronicamente e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição no link do formulário eletrônico https://forms.gle/turGr9KwMrxe2Xtg8 disponível no site https://cread.ifmt.edu.br e https://tga.ifmt.edu.br/inicio/.
Deverão ser anexados ao Formulário de inscrição eletrônico os seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência (em nome do candidato ou familiar, contrato de aluguel ou declaração de residência);
- Título de Eleitor ou quitação eleitoral;
- Certidão de quitação com o Serviço Militar (quando couber);
- Comprovante que possui vínculo atual na educação básica das redes públicas federal, estadual e municipal como professor (ou como professor, para o caso de não se enquadrar como professor da educação básica) e Gestão da Educação Pública: Declaração emitida pela instituição de ensino assinada e datada, Portaria, Ato de Nomeação ou Ficha Funcional;
- Diploma de Graduação.
Seleção e divulgação dos resultados
Para o preenchimento das vagas disponibilizadas, o processo de seleção terá por critério a análise realizada pela coordenação de ofertas do curso e uma equipe multidisciplinar. A seleção e matrícula dos candidatos será realizada por ordem de recebimento das inscrições, até o preenchimento das vagas ofertadas pela IFMT, entre aqueles que atenderem aos pré-requisitos.
A relação dos matriculados será divulgada no dia 20 de dezembro de 2024, no site https://cread.ifmt.edu.br e https://tga.ifmt.edu.br/inicio/.
Início das aulas
Os discente inscritos e matriculados até o dia 02 de dezembro, deverão participar de um evento de apresentação do Curso, previsto para 05 de dezembro de 2024, no qual será apresentado toda a programação como também a Política nacional de Equidade, Educação para as relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e seus impactos na educação básica brasileira. Os matriculados posteriormente a esta data, deverão assistir a gravação do evento, como primeira atividade do curso.
O curso será ofertado na modalidade à distância, realizado em atividades síncronas e assíncronas utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e tem por objetivo formar professores da Educação Básica, que atuam em salas de aula.
Estrutura do curso:
Panorama Étnico - Racial e Quilombola Brasileiro - 30 horas
Culturas e Territorialidades - 30 horas
Educação Antirracista na Prática - 30 horas
Gestão democrática para a Diversidade - 30 horas
Para mais informações, leia atentamente o Edital N° 20/2024, anexado abaixo.