IFMT oferta cursos para Formação Inicial de novos servidores

Publicado por: Reitoria / 31 de Julho de 2024 às 17:23

A chegada de novos servidores para o IFMT é um momento de crescimento, tanto para esses profissionais, como também para a instituição. Neste processo de fortalecimento institucional, a Escola de Formação do IFMT (Esfor) promove cursos específicos para a formação inicial dos novos servidores.

Os cursos, previstos para acontecerem a cada semestre, são direcionados, principalmente, para os servidores que ingressaram no IFMT a partir de 2023, mas será possível também, a participação de servidores mais antigos.

Os cursos estão divididos em 4 temáticas:
- Ensino, Pesquisa e Extensão no IFMT;
- Legislação de Pessoal no Serviço Público;
- Ética Profissional;
- Gestão processual-SUAP e Internacionalização.

Nesta semana estão ocorrendo dois destes cursos: “Legislação de Pessoal no Serviço Público” e "Internacionalização e Gestão Processual no IFMT".

O primeiro encontro síncrono do curso de “Legislação de Pessoal no Serviço Público” contou com a participação de 89 servidores. Os demais encontros estão previstos para os dias 06, 08 e 13 de agosto.

A oferta do curso online de Legislação de Pessoal no Serviço Público busca promover a eficiência administrativa, a proteção dos direitos dos servidores e o fortalecimento da transparência na administração pública. O curso está sendo ministrado pelo professor Luciano Alves, do campus Várzea Grande, com a participação de Mariana Barros, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Entre os conteúdos ministrados na modalidade à distância estão a posse e acumulação de cargos na administração pública, formas de provimento e vacância de cargo público, a administração pública, movimentação, vantagens pecuniárias e licenças.

O curso online "Internacionalização e Gestão Processual no IFMT", por sua vez, pretende apresentar a internacionalização na Instituição Federal, bem como o funcionamento geral do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e especificamente dos módulos Pesquisa e Extensão, do software.

O primeiro encontro síncrono contou com a participação de 93 servidores e os próximos encontros serão nos dias 05, 07 e 15 de agosto. O encontro de hoje (31) abordou a internacionalização no IFMT, com especificidade em acordos de cooperação, pós-graduação no exterior, intercâmbio (para estudantes), missão no exterior e cases de sucesso.

Os próximos encontros serão destinados ao sistema SUAP

O módulo Pesquisa do SUAP será trabalhado no encontro síncrono do dia 05 de agosto, pelos servidores da Pró-reitoria de Pesquisa, Erineudo Canuto e Eneida Queiroz, que trarão informações sobre a utilização do módulo, os editais de pesquisa e a importância da participação dos servidores nas iniciativas institucionais de pesquisa.

Na sequência, o módulo Extensão do SUAP, será trabalhado no dia 07 de agosto, pelo pró-reitor Frankes Siqueira, que abrirá o curso com uma apresentação sobre o papel dessa área no IFMT, e pela servidora da Proex, Dory Francelle.

No dia 15 de agosto, Fabiano Pereira, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DSTI), apresentará as funcionalidades do SUAP, formatação de documentos, processos, elaboração de despachos, solicitação de ciência, controle de permissões, entre outros.