IV Mostra de Foguetes do IFMT – Campus Alta Floresta

Publicado por: Campus Alta Floresta / 17 de Maio de 2018 às 08:07

O IFMT – Campus Alta Floresta realizou no dia 12 de maio de 2018 a IV Mostra de Foguetes, a qual serve como etapa classificatória para a XII Jornada Brasileira de Foguetes 2018, que acontecerá em Barra do Piraí no Estado do Rio de Janeiro.

Essa foi a maior Mostra de Foguetes realizada pelo Campus até o momento, participaram do evento mais de 400 alunos divididos em 150 equipes, as quais lançaram mais de 250 foguetes de diferentes modelos, construídos com garrafas PET. Este ano o evento foi conduzido pelo Professor Felipe Boz Santos e contou com a ajuda e auxílio de uma excelente equipe de professores e técnicos que contribuíram para o sucesso do evento. A IV Mostra de Foguetes, aberto à comunidade, contou também com a participação significativa da população altaflorestense e de alunos do Curso de Física da UFMT - Campus Sinop.

Além da IV Mostra de Foguetes ter sido a maior já realizada pelo Campus, a mesma se destacou pela derrubada do record local de 185,5 m obtido na II Mostra pela equipe "SBGL", composta na época pelos alunos Vitor Augusto da Silva e Gabriela Lima Ribeiro. O lançamento vitorioso, o qual estipulou o novo record, atingiu a impressionante marca de 210 m e foi executado pela equipe F.W, formada pelos alunos do 3° ano B de Agropecuária Gustavo Bettoni, Devair Rodrigues Mergen e Geovany Ximenes Santana. A equipe, detentora do segundo lugar, denominada de PFT, formada por alunos do 3° Ano de A/B de Agropecuária, também conseguiu uma surpreendente marca, chegando aos 190,1 m, seguido da equipe Flay222, formada por alunas do 2° Ano A de Administração que atingiu 180,2 m. A partir desses resultados os alunos produzirão relatórios para enviar à Comissão Nacional, incluindo os vídeos dos seus lançamentos, com o objetivo de participar da XII Jornada de Foguetes, na qual espera-se a participação de mais de 2.000 escolas entre públicas e privadas.

Sempre é valido destacar que a atividade de lançar foguetes possui significativa função pedagógica nos processos de ensino aprendizagem. A mesma, incentiva os alunos desde as primeiras oficinas, a estudar conceitos científicos que possibilitam auxiliá-los na construção de foguetes com potencial de obter os alcances cada vez maiores. O envolvimento dos pais é crucial para a motivação dos alunos em todas as etapas, e o resultado alcançado por todas as equipes servirá de referência para os próximos anos.