Os professores participantes aprovaram a palestra sobre os desafios da avaliação da aprendizagem escolar ministrada pelo doutor em Educação e professor de Pós-Graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cipriano Carlos Luckesi, autor de diversos livros sobre o tema e uma referência em assuntos educacionais em todo o país.
A palestra, realizada no dia 8, no campus Alta Floresta, contou com a participação de docentes da rede pública de ensino dos municípios de Alta Floresta, Paranaíta e Carlinda. Durante todo o dia 9 os professores dos campi Alta Floresta e Avançado de Guarantã do Norte tiveram a oportunidade de aprofundar o tema em uma oficina.
“A docência, especialmente no ensino médio técnico, é nova para mim. Ouvir as experiências de professores da envergadura do Dr. Luckesi possibilitou uma reflexão sobre o papel dos educadores na educação e no desenvolvimento do país”, avaliou o docente Denis Silva Nogueira, citando quatro aspectos considerados por ele como essenciais no discurso de Luckesi.
O primeiro foi a defesa do empoderamento do docente em sua prática diária, no sentido de propor a quebra do paradigma central de qualquer força de domínio político: a dominação das classes por meio do sucateamento estrutural do ambiente escolar, a desvalorização dos profissionais docentes e a negligência com uma gigantesca população de estudantes por meio da limitação do acesso à educação de qualidade.
Em segundo lugar, Dênis apontou a necessidade de uma distinção precisa entre os papéis dos diferentes atores da gestão organizacional no ambiente escolar. “A gestão deve otimizar ao máximo a atuação docente em sala de aula para que os resultados desejados sejam obtidos com máxima eficiência”.
Outro ponto citado refere-se à defesa do papel central do professor como norteador da formação curricular, profissional, ética e cidadã dos estudantes pois o docente é o principal “propositor das ideias e temáticas abordadas em sala de aula, e também um mediador das temáticas trazidas pelos alunos”.
Por fim, Nogueira indicou a reformulação do conceito de avaliação, enfatizado por Luckesi como um processo de contínua aferição do aprendizado e não apenas um meio para atribuir notas ao longo do ano letivo, como tem sido a prática corrente no ambiente escolar. “O conceito de avaliação ganhou um sentido completamente novo e me abriu novas possibilidades para mensurar o aprendizado”, frisou.
Para o diretor-geral Júlio César dos Santos é fundamental investir na formação e na capacitação de toda a equipe de professores, em especial aqueles que não passaram por cursos de licenciaturas.
“Somos uma instituição, sobretudo um campus, muito jovem, em processo de construção de nossa identidade pedagógica. Esse processo passa por uma série de debates e a avaliação é um dos elementos imprescindíveis na medida em que deve tornar-se um instrumento de inclusão e não de segregação de nossos alunos. Ela precisa ser debatida para termos um direcionamento coletivo seguro” afirmou o diretor.