início do conteúdo

Peças de teatro encantam público na 6ª Mostra de Arte do Instituto Federal de Mato Grosso

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 23 de Setembro de 2024 às 12:27

Trinta e uma peças de teatro foram apresentadas na 6ª Mostra de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso (MArte/IFMT), realizada no período de 17 a 20 de setembro, em Tangará da Serra. O palco do Centro Cultural, na Avenida Brasil, região central, foi o cenário de histórias que marcaram o estado no passado recente, de lutas, amor, conscientização e ideais, todas elaboradas, encenadas e dirigidas por professores e alunos do IFMT.

Professor do Campus Rondonópolis, Adergildo Cardoso Mendes destacou o teatro na formação dos estudantes. “O teatro coloca diante de você questões fictícias de simulação, e estar nessa condição de atuação é necessário para encontrar dentro de si recursos para criar todo aquele cenário. Quando isso acontece, consequentemente, vamos ganhando força, resiliência e ferramentas para enfrentar as questões da vida”, afirmou.


Foto: Guillerme Enrik - estudante de Jornalismo da Unemat

Para o educador, o teatro tem potencial de colaborar com o processo de transformação de qualquer indivíduo. “O teatro é um ambiente, um espaço de conhecimento. Também auxilia na conexão entre as pessoas, fazendo-as trabalharem juntas e perceberem a importância do papel que cada um exerce dentro do resultado final. Em toda essa dinâmica, algo especial e importante que vejo no teatro é que muitas pessoas trazem traumas e dificuldades; e diante da atuação, essas pessoas aprendem a lidar com medo e frustrações, porque no palco visualizam uma possibilidade de metáfora para a vida. Quando as pessoas olham para o palco, o enfrentam e colocam nele aquele ‘eu’ que elas não são, percebem que na vida também podem fazer a mesma coisa. Podem se transformar em quem desejam ser, nos profissionais que querem ser.”


Foto: Guillerme Enrik - estudante de Jornalismo da Unemat

Aluna do segundo ano do Ensino Médio do Curso Integrado de Técnico em Administração, Maria Júlia Santos Freitas, do Campus Pontes e Lacerda, atuou na peça ‘Farofa e sua turma: um dia na escola’, do grupo EcoBioartes. Para ela, o teatro é parte fundamental no ensino. “Nosso campus fez uma apresentação sobre consciência ambiental em forma de comédia. Nós ensaiamos ao menos três vezes na semana, por pelo menos uma hora e meia, tentando melhorar um pouco cada atuação, o que seria melhor em cada cena e como aquilo poderia chamar a atenção do público para aquele momento. O teatro é um ótimo meio de ensino, porque as pessoas podem se identificar com os personagens interpretados, fazendo com que tenham consciência de que nossas próprias ações refletem na sociedade.”


Foto: Guillerme Enrik - estudante de Jornalismo da Unemat

Na mostra, durante os quatro dias, foram exibidos 603 trabalhos de artes visuais, entre desenhos, esculturas, pintura em tela, além de outros tipos de obras particulares da linguagem. Com 987 discentes, entre 18 campi e o campus de Tangará, a mostra contou com o apoio de 100 servidores(as) atuando para levar produções de diferentes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, dança e curta-metragem.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Rodovia MT 208, s/n - Lote 143-A, Loteamento Aquarela - Hamoa, Caixa Postal 148 - CEP: 78580-000

Telefone: (66) 3512-7000

Alta Floresta/MT